Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Inclusão, Pessoas com deficiência

Imagem

SMC reforça importância do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é comemorado em 11 de outubro. A data foi instituída pela Lei Estadual nº 2.795, de 15 de abril de 1981, no estado de São Paulo, e depois adotada em todo o país.

São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esses impedimentos, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Em 2022, o Censo do IBGE identificou que 14,4 milhões de brasileiros, cerca de 7,3% da população com 2 anos ou mais, possuem alguma deficiência. Desse total, 8,3 milhões eram mulheres (8,1% da população feminina) e 6,1 milhões eram homens (6,4% da população masculina).

No mercado de trabalho, um levantamento do eSocial indicou que, em março de 2024, havia 545,9 mil trabalhadores com deficiência empregados no Brasil. Uma pesquisa mais antiga, realizada em 2013 pelo DIEESE, apontava que o ramo metalúrgico empregava, na época, 36.500 metalúrgicos com deficiência no país.

Apesar dessas conquistas, muitas barreiras ainda persistem por causa do preconceito e da falta de informação da sociedade, o que reforça a importância de conscientizar e promover os direitos referentes à acessibilidade, mobilidade e respeito às pessoas com deficiência física. Para o Sindicato dos Metalúrgicos, a luta pela inclusão é constante.

Edson Antônio dos Anjos, diretor sindical que tem deficiência física, afirma: “Todos nós somos capazes de conquistar o nosso espaço, mas precisamos de oportunidade, de um olhar diferente, que respeite nossa capacidade, nossas condições técnicas e o ambiente de trabalho. Isso é possível, e é isso que significa valorização, reconhecimento e também inclusão. O sindicato, ao longo do tempo, vem trabalhando nisso. De alguns anos para cá, temos buscado preparar melhor os diretores e os funcionários, além de garantir um ambiente acessível, onde todos compreendam as dificuldades das pessoas com deficiência.”

 

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba defende ativamente os direitos e a plena integração das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho e na sociedade.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.