Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

1° de Dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS! Entre nessa luta!

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração. 

A infecção pelo HIV pode afetar qualquer pessoa, sem distinção de classe social, idade, raça/cor, orientação sexual ou gênero/identidade de gênero. No entanto, esse diagnóstico deixou de ser uma sentença de morte: hoje é possível viver e ter qualidade de vida mesmo tendo o vírus.

Atividades do Sindicato:

Para promover e ampliar o debate sobre o tema o Sindicato está conscientizando os trabalhadores através de seus informes e mídias sociais, além de entrevista especial com a Dra. Silvia Rossi - infectologista, referência no Paraná no enfrentamento ao Vírus HIV, realizada para a Live SMC, que você confere clicando AQUI.

 

Dia Mundial de Combate a Aids no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na última semana um evento online alusivo ao Dia Mundial de Combate a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro. O tema deste ano é: “Importância do protagonismo juvenil no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”.

“É importante que a população se sensibilize sobre a importância da prevenção das IST’s, principalmente os jovens. Estamos passando por uma pandemia causada pelo novo coronavírus, mas seguimos trabalhando e atendendo as demais doenças, com o principal objetivo de cuidar da saúde de todos os paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Durante a programação foram discutidos assuntos relacionados ao impacto da pandemia da Covid-19 no controle do HIV no Paraná, calendário vacinal de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHIV), acesso e utilização da prevenção combinada e Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), além de palestras sobre “A voz do jovem – vivência e acolhimento entre pares” e “O jovem como protagonista da sua história”.

DADOS – No período de 2010 até outubro de 2020, o Paraná registra 15.864 pacientes com Aids, que realizam tratamento para a doença. No mesmo período, a série histórica dos casos de HIV mostra que o número de casos acumulados no Estado foi de 19.696. Os números são diferentes porque há pacientes que estão infectados com o vírus HIV, mas não desenvolvem a doença.

 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.