Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

Dia foi instituído para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção

Coronavírus. Covid19. Pandemia. Infectados. Mortes. Global.

Este ano, na data em que o mundo faz memória às vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais vamos falar da perda de milhões de vidas de trabalhadores em todo o mundo.

Os dados não são exatos e mudam todos os dias, mas a cada dia que passa, milhares de profissionais são infectados, afastados e estão morrendo devido ao contágio em seu ambiente de trabalho.

Também resultado da luta do SMC hoje a justiça já reconhece a Covid19 como doença ocupacional. As empresas devem fazer a emissão de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) e seguir uma série de protocolos sanitários para preservar a vida dos trabalhadores.

E caso você trabalhador esteja encontrando resistência da empresa ao pedido de abertura da sua CAT, fale conosco que o sindicato vai assessorar você no que for preciso.

 

É sério! É grave! São *384 mil mortos no Brasil, dentre esses, inúmeros trabalhadores que estavam cumprindo suas funções para garantir o pão na mesa da família e tiveram suas vidas ceifadas pelo descaso das empresas mediante a situação.

 

#fiqueemcasa

*Número de óbitos em 23/04/2021

 

Live SMC Especial

Para marcar a data faremos uma Live SMC especial onde vamos falar de assuntos de extrema importância aos trabalhadores e dirigentes sindicais: A Covid no ambiente de trabalho, o reconhecimento da Covid como doença ocupacional e emissão de CAT

Com as participações de:

  • Osvaldo Silveira – Coordenador do Depto de Saúde e Segurança do Trabalho do SMC e Força Paraná
  • José Carlos do Carmo (Kal), médico do Cerest Estadual (SP) e auditor fiscal do trabalho

 Você acompanha a Live dia 28, a partir das 13h30 em nosso Facebook ou em nosso canal do youtube. E para ficar sempre por dentro aproveite e já inscreva-se em nosso canal! 

 

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.