O projeto do SMC “Assédio Sexual: Tolerância Zero” oferece assistências psicológica e jurídica gratuitas para mulheres vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho. Esse é um serviço para todas as mulheres metalúrgicas, além de esposa ou filhas de sócios metalúrgicos.
Além disso, o SMC também oferece um canal de denúncias totalmente seguro e reservado para que esses abusos sejam denunciados.
O que é assédio sexual no ambiente de trabalho?
Assédio sexual no ambiente de trabalho é a conduta de natureza sexual que causa constrangimento e viola a sua liberdade sexual. É uma atitude imposta contra sua vontade por chefia ou colega de trabalho e que se manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios.
Alguns exemplos de assédio sexual no ambiente de trabalho:
- Beijos ou toques indesejados.
- Chantagens em que há a exigência de uma conduta sexual em troca de benefícios ou para evitar prejuízos na relação de trabalho.
- Provocações sexuais inoportunas no ambiente de trabalho.
Para caracterizar o assédio sexual não é necessário contato físico
Expressões faladas, escritas, gestos, imagens enviadas por e-mails, comentários em redes sociais, vídeos ou presentes indesejados podem caracterizar assédio sexual no ambiente de trabalho.
Veja abaixo as considerações do advogado Dr. Wilmar Júnior e da psicóloga Dra. Jussara Vargas sobre o assédio sexual no ambiente de trabalho, suas consequências e medidas a serem tomadas
Para denunciar e receber auxílio do Sindicato, preencha o formulário abaixo: