Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Departamentos e Atividades, Jovem

Imagem

Departamento da Juventude

O Departamento da Juventude do SMC trabalha para valorizar a juventude através da fomentação da participação do Jovem no sindicato e na sociedade. 

O Brasil tem ¼ de sua população formada por jovens. São 50, 5 milhões de brasileiros na faixa etária entre 15 e 29 anos (dados do IBGE). Nunca tivemos e, conforme apontam estudos demográficos) não teremos no futuro, tantos jovens como hoje. 

Quando mobilizada em frentes de participação social, cultural e política, a juventude lança sua voz na vida pública, pressiona os poderes instituídos, quer ser considerada e reivindica o seu direito à participação democrática. 

O SMC tem como objetivo proporcionar o protagonismo dos jovens trabalhadores e a formação de novas lideranças sindicais, além de promover a cidadania, cultura e qualidade de vida como um todo. 

Conheça algumas das bandeiras do Departamento da Juventude do SMC

1) Debater e propor alternativas à jornada tripla a qual os jovens são submetidos através do programa menor aprendiz (trabalho, curso e estudo)  
Para evitar o desgaste físico e mental dos jovens , o Departamento defende que os menores aprendizes trabalhem somente no período de férias como já acontece em programas similares nos países mais desenvolvidos

2)  Qualificação profissional   
Lutar para aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional através de parcerias do governo com empresas, associações de moradores e institutos e organizações de cidadania.

3) 1º emprego  
A inexperiência é a principal barreira de quem está em busca do 1º emprego. O Departamento defende a ampliação das politicas governamentais de inserção dos jovens que nunca trabalharam, através de um programa de isenções e incentivos fiscais as empresas.

4) Segurança 
Hoje, a juventude trabalhadora sai de casa de madrugada e volta tarde da noite, depois de um dia inteiro de trabalho. Para evitar a exposição a situações de violência, precisamos cada vez mais nos unir para pressionar os governantes a fortalecerem as politicas de segurança.

5)  Educação e cultura  
Já está provado que quanto menos acesso a educação e a cultura, menor é a chance da juventude se inserir na sociedade. Os desafios nessa área são grandes e, assim como na segurança, só vão mudar com pressão da juventude.

6) Organização política 
Lutar para que a juventude tenha mais espaço decisivo dentro dos governos, partidos políticos, Sindicatos e outras instituições da sociedade civil organizada.

Ainda não é sócio? Clique AQUI e venha fazer parte desse time!
 
 
 Porque filiar-se


Ao tornar-se sócio, você estará fazendo parte de um dos maiores sindicatos do Brasil e fortalecendo a luta pela classe metalúrgica, além de ter acesso a diversos benefícios!


Confira as vantagens adicionais dos associados:
•    Uso da Colônia de Férias em Matinhos. Você terá direito a apartamentos individuais para aproveitar suas férias da melhor maneira.
•    Uso do Clube de Campo em São José dos Pinhais. Você terá acesso a um completo clube, com apartamentos, churrasqueiras, piscina, quadras esportivas, campos de futebol e outras instalações.
•    Uso do FORMAR – Centro de Formação e Qualificação dos Metalúrgicos do Paraná. Situado na bela cidade de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, proporciona as melhores condições para reuniões profissionais e momentos de lazer.
•    Assistência jurídica. O trabalhador será assessorado e orientado por profissionais especializados.
•    Declaração de Imposto de Renda
•    Aulas e cursos de especialização e qualificação para associados e dependentes.
•    Serviço médico e/ou odontológico, com exames médicos realizados por especialistas. O convênio médico/odontológico é opcional e cobrado separadamente.
•    Material escolar para filhos estudantes de 6 a 14 anos de idade.
•    Convênios com redes de farmácias e outras entidades, que garantem descontos especiais e parcelamento em folha de pagamento.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.