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Campanha salarial: metalúrgicos de SP definem agenda, metas e estratégias

Lideranças dos sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do estado de São Paulo reuniram-se, nesta segunda-feira (4), na sede da entidade para discutir a agenda, metas e estratégias de organização para a campanha salarial 2008.

Para Claudio Magrão, presidente da Federação e deputado federal (PPS/SP), “vamos intensificar as ações da campanha por um bom reajuste, pois a indústria teve faturamento recorde em 2008”.

As principais reivindicações são: aumento real, fim da terceirização, resgate do poder aquisitivo do piso salarial da categoria, efetivação da Convenção 158 da OIT e redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais, sem redução salarial.

A Federação agrega 54 sindicatos, que representam mais de 700 mil metalúrgicos no estado de São Paulo. A data-base da categoria é 1º de Novembro.

Estiveram presentes na reunião Eleno Bezerra (CNTM e São Paulo), Jorge Nazareno (Osasco), Pedro Benites (Suzano), Elizeu Costa e Mineirinho (Jundiaí), Adonis (Santo André), José Pereira (Guarulhos), técnicos e advogados.

Momento favorável

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, o faturamento da indústria brasileira cresceu 8,4% no primeiro semestre de 2008. Trata-se do melhor resultado para um primeiro semestre de toda a série histórica, iniciada em 2003.

O emprego industrial também teve elevação no período: 4,4%, o maior índice desde 2005. Segundo a CNI, o dinamismo industrial tem sido sustentado pelo mercado interno. Já no setor metalúrgico, segundo o IBGE, a média foi de 11,35%.

Fonte: DIAP

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