Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Dieese lança cartilha da campanha pela redução da jornada de trabalho

Com o objetivo de contribuir para os debates em relação à Redução da Jornada de Trabalho, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sociais (Dieese), juntamente com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais, elaboraram um kit sobre a Redução da Jornada de Trabalho sem redução de Salários.

O material, cartilha da campanha e CD ROM, será entregue aos parlamentares, elucidando, com diversos textos produzidos pelo Dieese e outros autores sobre os positivos impactos sócioeconômicos que a Redução da Jornada de Trabalho trará para o Brasil.

Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pelo Dieese, Fundação Seade e convênios regionais, atualmente o Brasil tem em torno de 3 milhões de desempregados.

A implantação de uma jornada mais digna aos trabalhadores e trabalhadores, implica na efetiva geração de 2,5 milhões de postos de trabalho.

Em 2008, data que se comemorou 20 anos da reforma constitucional de 1988 e que a jornada de trabalho no país foi reduzida, o IBGE constatou um crescimento da produtividade que está em torno de 84%.

Diferente do crescimento da produtividade ocorrida nos últimos anos, o salário médio real, não apresentou expansão, pelo contrario, ficou a níveis inflacionários, o que diminui o poder aquisitivo do trabalhador.

Aliado a esse fator, existe a falta de limitação para a realização de horas extras. Somente o fim das horas extras já representa a geração de 1 milhão de postos de trabalho.

Assim, é preciso aliar a redução da jornada de trabalho com uma forma (semanal, mensal ou anual) de limitar a realização de horas extras.

A redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, provocará um, positivo, efeito dominó na economia nacional.

Os trabalhadores ganham com mais qualidade de vida e as empresas com produtividade; os trabalhadores aumentam seu poder aquisitivo e a economia lucra com o aumento do consumo interno; os trabalhadores se beneficiam com a redução dos acidentes e/ou doenças do trabalho e as empresas passaram a ter colaboradores mais presentes e competitivos; e o País ganha com a elevação da arrecadação de tributos.

O crescimento econômico do Brasil não pode parar. Por isso, a CTB vai intensificar sua luta pelo sucesso desta campanha.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.