Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Fiat compra fábrica de motores Tritec de Campo Largo

O vice-presidente da Fiat no Brasil, Valentino Rizzioli e o dirigente da FPT- Fiat Powertrain Tecnhnologies (fabricante de motores da Fiat), Franco Ciranni, confirmaram na tarde desta quarta-feira (12) a compra da Tritec, fábrica de motores da Chrysler, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O anúncio foi feito no Palácio das Araucárias, com a presença do governador Roberto Requião (PMDB).

O investimento total será de R$ 250 milhões. A aquisição inclui o terreno, a unidade industrial, as linhas de produção e a licença para produção da atual linha de produtos. Serão criados cerca de 500 empregos diretos – cinco vezes mais que os 100 postos de trabalho que eram mantidos pela Tritec. Outros 1.500 empregos indiretos também devem ser criados.

O objetivo da FPT, subsidiária do Grupo Fiat, é tornar a fábrica de Campo Largo a maior produtora de motores para veículos da América Latina. A Tritec parou de funcionar em julho do ano passado e tinha sua produção destinada à exportação. O Grupo Fiat pretende reativar a produção de motores para o mercado externo, mas quer transformar a fábrica também numa produtora de motores para o mercado nacional. Os motores poderão ser feitos tanto para os modelos da Fiat como para outras montadoras. Os funcionários que trabalhavam na Tritec terão prioridade para serem contratados.

Investimentos

De acordo com o diretor da FPT, Franco Ciranni, os R$ 250 milhões de investimentos serão aplicados no desenvolvimento de novos tipos de motores, novas tecnologias, no aumento da capacidade da fábrica e na capacitação dos funcionários. Com a aquisição da planta de Campo Largo, o grupo Fiat passa a contar com quatro fábricas de motores no Brasil. Atualmente o grupo produz 700 mil unidades por ano e a meta é quase dobrar essa produção até 2010, passando para 1,2 milhão de motores.

“Não estamos fazendo só a aquisição do terreno e da unidade industrial. Vamos desenvolver novas famílias de motores, investir em tecnologia, em capacidade e qualidade da nossa produção. A fábrica de Campo Largo será a maior produtora de motores da América Latina e a mais competitiva em nível mundial”, afirmou Ciranni, à Agência Estadual de Notícias (AEN).

Já nos próximos dias será estabelecido um plano de reativação da fábrica. A previsão é de que até o final do ano as máquinas voltem a operar e, no início de 2009, a unidade passe a produzir motores novamente.

Fonte: Gazeta do Povo Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.