Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Melhora no emprego faz otimismo do consumidor bater recorde, diz CNI

A confiança dos consumidores apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano, o melhor desempenho para um mês de março desde o início da série histórica, em 1999. Os dados são do Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), índice trimestral divulgado nesta segunda-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em março, ele estava em 109,1 pontos, uma elevação de 3,1% em relação ao mesmo período de 2007. Na comparação trimestre contra trimestre, a CNI identificou alta nas expectativas de 1,1%. Segundo a CNI, o resultado de março é o terceiro melhor da série, ficando atrás apenas de setembro e dezembro de 2006, quando as expectativas foram influenciadas pelas eleições.

As expectativas otimistas são atribuídas à expectativa sobre a melhora no emprego. Segundo a CNI, o mercado interno, aquecido com a demanda cada vez maior, faz o emprego no país crescer, e a população ter perspectivas positivas com relação ao crescimento do número de postos de trabalho no Brasil nos próximos meses.

De acordo com os dados da CNI, para 33% dos 2.002 entrevistados de 141 municípios, o desemprego vai diminuir nos próximos seis meses, enquanto 23% acreditam que ele vai se manter. Pelo levantamento anterior, 29% diziam que o desemprego diminuiria nos seis meses seguintes, e 24% esperavam manutenção.

Os consumidores aumentaram em 4,4% a expectativa em relação ao crescimento da renda própria, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Do total de entrevistados, 37% acreditam no aumento da renda do consumidor. Segundo a CNI, esse é o segundo maior índice da série.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.