Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Alunos realizam hoje novo ato pelo passe livre em Curitiba

Os estudantes que reivindicam o passe livre em Curitiba prometem fazer hoje uma grande manifestação no centro da cidade. A estimativa é que entre mil e dois mil estudantes saiam em passeata da Praça Santos Andrade, às 9h, em direção ao prédio da Prefeitura, no Centro Cívico. Eles prometem que o ato em prol da passagem de ônibus gratuita será pacífico e afirmam que solicitarão ao prefeito Beto Richa uma audiência pública para discutir o tema.

Em vista da movimentação que a passeata deve gerar e objetivando evitar conflitos, o secretário municipal de Defesa Social, Itamar dos Santos, enviou ontem ofício ao Comando Geral da Polícia Militar para que acompanhe o ato. À Guarda Municipal, envolvida em recente confronto com os estudantes durante uma de suas manifestações, caberá a proteção do prédio da Prefeitura. “Não haverá enfrentamento nenhum por parte da Guarda, mas ela estará incumbida de proteger o Palácio 29 de Março, caso haja qualquer tentativa de vandalismo”, afirma.

De acordo com o secretário, o diálogo entre Prefeitura e estudantes está aberto para abordar suas reivindicações. “O que não está havendo é predisposição por parte deles. Ontem (anteontem) foram convidados para ir à Urbs (Urbanização de Curitiba), mas não apareceram. Hoje (ontem), tínhamos uma reunião marcada com o prefeito Beto Richa para as 11h. Esperamos por eles até meio-dia e, mais uma vez, não vieram”, relata.

O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Rafael Clabonde, defende os estudantes afirmando que as discussões não podem acontecer a portas fechadas e contando apenas com um pequeno número de representantes. “Não queremos que apenas uma comissão reúna-se com a Prefeitura. Queremos, sim, garantir que mais entidades representativas participem das discussões”, ressalta.

Comissão

Outra questão que será lembrada pelos estudantes é a apuração por parte da Guarda Municipal do possível ataque de um dos guardas contra um estudante usando aparelho de choque elétrico, há duas semanas. A Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores, que acompanha o assunto, afirma que aguarda o resultado da sindicância para tomar providências. “Solicitamos à Secretaria de Defesa Social que o resultado seja enviado a nós”, diz o vereador Pedro Paulo, presidente da comissão.

As apurações devem ser comparadas aos laudos médicos que o hospital onde o estudante foi atendido emitirá. De acordo com o vereador, os laudos devem ficar prontos até amanhã. Já o secretário de Defesa Social prevê que o resultado da sindicância saia ainda hoje. A reportagem de O Estado tentou confirmar se a PM acompanhará a passeata e o efetivo disponibilizado, mas não recebeu a informação.

Fonte: Paraná Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.