Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

CNT/Sensus mostra que 50,4% apóiam nova candidatura de Lula

A maioria do povo aprova uma mudança na Constituição para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa se candidatar novamente à reeleição mostrou nesta segunda-feira (28) pesquisa da Confederação Nacional do Transporte, feita pelo instituto Sensus.

Entre os entrevistados, que responderam pela primeira vez a tal pergunta, 50,4% são favoráveis à mudança constitucional para que Lula tente um terceiro mandato. Os contrários totalizaram 45,4% e 4,3% não souberam responder.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, os índices não podem ser considerados definitivos.

"Tecnicamente há um empate, mas ainda é um apoio muito expressivo à possibilidade de terceiro mandato", disse o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Na hipótese de poder se candidatar a novo mandato, Lula foi confrontado apenas com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e teve 51,1% das intenções de voto. Serra ficou com 35,7%.

A avaliação do Governo Lula bateu novo recorde em abril, e chegou a 57,5% ante 52,7% em fevereiro, mês do levantamento anterior. Já a avaliação negativa oscilou de 13,7% para 11,3 neste mês.

O desempenho pessoal do presidente Lula foi aprovado por 69,3% dos entrevistados, contra 66,8% na sondagem anterior.

O diretor do Sensus atribuiu a popularidade de Lula ao aumento da renda e ao crescimento econômico.

"Lula está capitalizando bem o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), dá uma sensação que o crescimento econômico está acontecendo por causa do PAC... uma sensação de um governo eficiente", acrescentou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Sucessão

A pesquisa voltou a avaliar a intenção de voto para a sucessão presidencial em 2010. Na votação espontânea, Lula aparece em primeiro lugar, com 29,4% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, José Serra, com 5%.

Na pesquisa induzida, sem Lula, mais uma vez Serra (PSDB) está na frente, com 36,4%. Ciro Gomes (PSB) vem em segundo, com 16,9 %, Heloísa Helena (PSol), em terceiro, com 11,7%, e Dilma Rousseff (PT), em quarto, com 6,2%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 21 e 25 deste mês, com 2.000 pessoas em 136 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.