Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Paraná é destaque em pesquisas sobre setor industrial e empregos formais

O Paraná aparece com destaque na Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta segunda-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No número de horas pagas na indústria, entre os meses de abril de 2007 e abril deste ano, o Paraná aparece em segundo lugar, no ranking dos estados que apresentaram maior aumento.

O estado, com 3,7% de aumento de horas pagas na indústria, fica atrás apenas de São Paulo, que teve 4,8% de crescimento no mesmo período. Minas Gerais aparece na terceira colocação, com 2,5%. O Paraná também está bem colocado na lista do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estado foi o terceiro que mais criou empregos formais no Brasil, entre janeiro e abril deste ano.

Nas horas pagas na indústria, de acordo com o IBGE, os setores que mais apresentaram evolução no país foram máquinas e equipamentos, meios de transporte e produtos de metal. Regionalmente, alimentos e bebidas, com 4%, refino de petróleo e produção de álcool (30,5%) e máquinas e equipamentos (31,9%) foram os setores que exerceram as maiores pressões positivas para o Paraná.

Índice no país
O emprego industrial no Brasil, no mês de abril, teve uma variação de -0,2%, em comparação com o mês março. Durante o acumulado de 12 meses, de abril de 2007 a abril de 2008, houve crescimento de 2,6%, segundo o IBGE.

Empregos formais no Paraná
O Paraná também ganhou destaque entre os estados que mais criaram empregos formais, nos quatro primeiros meses deste ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nove cidades do estado aparecem entre os 100 municípios que mais criaram empregos formais.

Curitiba é a 1.ª da lista
Curitiba é a primeira da lista paranaense. No Brasil inteiro, a capital paranaense aparece em 5.º lugar no ranking. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília são, respectivamente, as quatro primeiras da lista nacional. Em Curitiba foram criadas 14.850 novas vagas de trabalho, nos quatro primeiros meses do ano.

Maringá (Noroeste), Londrina (Norte), Araucária e São José dos Pinhais (região metropolitana), Paraíso do Norte, Colorado, Florestópolis e Bandeirantes, localizados no norte paranaense, são as outras cidades paranaenses que aparecem entre as 100 que mais criaram empregos. Maringá (24.ª posição), Londrina (33.ª) e São José dos Pinhais (49.ª) se destacaram em atividades produtivas relacionadas ao meio urbano, como serviços e comércio.

Maringá criou 5.008 novos empregos nestes quatro meses. O número de empregos criados em Maringá é superior ao de várias capitais, como Fortaleza (4.749 vagas), Natal (4.660 empregos), Vitória (4.471 vagas) e Recife (3.704), segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN). Londrina criou 4.185 novos postos de trabalho. São José dos Pinhais abriu 3.016 novas vagas e Araucária 2.086.

Em Paraíso do Norte, Colorado, Florestópolis e Bandeirantes o setor relacionado ao plantio de cana-de-açúcar e produção de álcool nas usinas da região foi o que mais contribuiu para a geração de empregos. Paraíso do Norte abriu 2.920 novos empregos. Florestópolis e Bandeirantes tiveram 1.870 e 1.830 novos trabalhadores contratados, respectivamente.

Ranking nacional
O Paraná foi o terceiro colocado entre os que mais criaram empregos formais, entre janeiro e abril deste ano. No total foram 78,4 mil vagas. São Paulo, com 144,9 mil vagas, e Minas Gerais, 106,8 mil, aparecem na ponta do ranking. No Paraná, a indústria de transformação foi o setor produtivo que mais gerou empregos (29.582 novos postos), seguida por serviços (21.043), comércio (10.734), agropecuária (9.620) e construção civil (6.635).
Fonte: Gazeta do Povo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.