Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Campanha Salarial 2010 é debatida no Seminário de Planejamento Estratégico da Fetim. Unificação da luta no Paraná foi o destaque

Definir a melhor estratégia para a Campanha Salarial dos metalúrgicos do Paraná em 2010. Este foi o objetivo do Seminário de Planejamento Estratégico da Fetim (Federação dos Metalúrgicos do Paraná), realizado nos dias 26 e 27 de agosto no Formar, em Guaraquecaba, litoral do Estado. O evento contou com a participação de dirigentes sindicais de Curitiba e interior.

O principal ponto debatido foi a unificação da mobilização da categoria nas negociações de data-base em todo o Estado.  A iniciativa, no entanto, teve como base uma proposta de ação aprovada pelos participantes. Nela constam os seguintes tópicos; coordenação das negociações pela Fetim, unificação da data base, unificação de pauta, ratificação por empresa e negociação direta com o patronal.

“Desta forma a federação passa a dar um suporte maior nas negociações. Isso ajuda a termos uma política única de salários no estado. A atual política enfraquece os pequenos, por que a hora que se negocia separado, se negocia por baixo”, analisou o presidente da Fetim e licenciado do SMC, Sérgio Butka. “É importante para diminuirmos as diferenças salariais entre as diversas regiões do estado. A pauta unificada serve para gente puxar os salários para cima”, destacou o presidente em exercício do SMC, Jamil Davilla. Os dirigentes do interior e litoral também analisaram a iniciativa de forma positiva. “A unificação só traz bons resultados para o trabalhador”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá, José Gildo da Silva. “A unificação das convenções coletivas só vai fortalecer a luta da categoria em todo o estado, opinou o presidente do Sindicato de Cascavel, Sebastião Santos Simões. “Assim será difícil o patronal quebrar a nossa mobilização”, comentou Luiz Antonio Ciunek, presidente do Sindicato de Guarapuava.

De acordo com o economista do DIEESE, Cid Cordeiro, “a proposta aumenta o nível dos pisos salariais e proporciona uma unificação do ganho real. Ou seja, ela iguala as conquistas e permite que aqueles que estão com valores menores passem a terem valores melhores em 2010”.

Agora, representantes dos sindicatos filiados a Fetim se reúnem no próximo dia 23 de setembro, na sede da entidade em Curitiba, para consolidar uma proposta única. Logo após, no dia 27 do mesmo mês a pauta será ratificada com metalúrgicos em varias empresas no estado e encaminhada a FIEP ( Federaçao das Industrias do Estado do Paraná).

Profissionais analisam boa conjuntura econômica do Paraná

O evento realizado no Formar também contou com as palestras de dois economistas e um advogado trabalhista. Na ocasião, eles destacaram a boa fase da economia do Estado.

De acordo com o economista do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Wihelm Meiners “a indústria paranaense vem crescendo neste ano com taxas muito fortes”.  Ainda segundo Wihelm, “a crise de 2009, marcada pela contração da economia, principalmente no setor metal mecânico, já foi apagada. Hoje este setor esta voltando a crescer com taxas  superiores a 20%. Só o setor automotivo cresceu mais de 50%. Ou seja, é o momento do trabalhador recuperar o seu poder de compra e suas condições de renda.”

Para o economista do DIEESE, Cid Cordeiro “este é o momento dos trabalhadores pressionarem por ganhos reais. Avalio que as empresas precisam transferir para os trabalhadores os bons resultados da economia paranaense”, disse Cid.

Segundo o advogado trabalhista Iraci Borges, o patronal ao se deparar com bons resultados econômicos já tenta esconder o sol com a peneira. Neste caso Iraci critica uma matéria paga da FIEP no jornal a Gazeta do Povo, publicada no dia 8 de agosto. “Eles se escondem atrás de fatos que eles mesmos criam. Tá muito claro que não existe mais mão de obra qualificada para trabalhar e nem mão de obra desqualificada a disposição. A produção dos setores tem chegado a números astronômicos de 26 % de aumento em relação a números anteriormente verificados. Os trabalhadores sabem o que esta acontecendo e estão preparados para a luta”, analisou o advogado.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.