Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Luto

Imagem

Luto: SMC e saúde pública perdem a garra e a coragem de Robson Vieira da Silva, o Jamaica

O velório do nosso companheiro será realizado na Câmara Municipal de São José dos Pinhais nesta terça-feira(30) a partir das 21h30. O enterro será nesta quarta-feira, 1º de maio, no cemitério Pedro Fuss na BR 376, em São José dos Pinhais. 

É com profundo pesar que a diretoria e funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande (SMC)  receberam a  triste notícia  do falecimento do companheiro de luta Robson Vieira da Silva, o Jamaica, aos 52 anos, nesta segunda-feira, 29 de abril.

Jamaica foi metalúrgico da Renault, diretor e assessor do Sindicato, da Força Sindical do Paraná e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e atualmente exercia o cargo de presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais.

Sua trajetória foi marcada por muita luta em prol da melhoria de vida dos trabalhadores  e da população.  Sua presença e atuação foi marcante em todos os lugares que passou. Bom e perspicaz orador, inteligente, além da valentia, sua marca registrada era o eketé africano, gorro litúrgico usado por seguidores de religiões de matriz africana no Brasil, como Umbanda e Candomblé. 

Em janeiro de 2008 na Renault, Jamaica juntamente com os diretores Alceu Luiz dos Santos,Irineu Carvalho e Gilberto Miranda protestaram acampados por 17 dias contra a hora extra abusiva imposta pela montadora. Os quatro diretores foram suspensos e após o pulso firme do SMC na mesa de negociação a situação foi revertida. 

  

Além da luta por melhores condições de trabalho no chão de fábrica, Jamaica sempre participou ativamente das mobilizações referentes aos Acordos Coletivos de Trabalho na montadora francesa. O reflexo dessa dedicação fica claro nos avanços salariais e na Participação nos Lucros e Resultados(PLR) conquistados pelos trabalhadores e que se tornaram  referência para o movimento sindical do país.

Também sempre foi atuante na luta pela igualdade racial. Fez parte do Conselho Municipal de Política Étnico-racial de Curitiba (COMPER)

Na sequência, Jamaica se dedicou e intensificou a bandeira pela saúde e segurança do trabalhador, atuando no Departamento de Sáude e Segurança do Trabalhdor do SMC e nas assessorias da Fetim e da Força-PR.  Participou e promoveu ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;  também lutou pelo  fortalecimento da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST) nos municípios e  dos Centros de Referência na Saúde do Trabalhador (CEREST). 

Em 24 de junho de 2020, Jamaica ampliou a luta pela saúde pública ao ser empossado presidente do Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais.  Nesta função, batalhou por maia qualidade dos serviços e a valorização dos profissionais de saúde, sempre defendendo, com unhas e dentes, o Sistema Único de Saúde (SUS)e sua melhoria. “A nossa expectativa é fazer um trabalho voltado para a execução de políticas afirmativas em Saúde primando a qualidade do serviço prestado e a dignidade do servidor que presta esse serviço. Não conseguimos entender como buscar um serviço de excelência sem a valorização do profissional que presta esse serviço”, ressaltou Jamaica na posse. Já de início, assinou uma resolução referente ao pagamento do grau de insalubridade aos profissionais da área de saúde. 

Jamaica assumiu a presidência do Conselho durante a pandemia da Covid-19 e não lhe faltou dedicação para exigir da Secretaria Municipal de Saúde uma fiscalização séria nas medidas de prevenção adotadas no município e também nas fábricas do setor metalúrgico.

O trabalho de Jamaica foi árduo, principalmente na Unidades Básicas de Saúde(UBS´s), para disponibilizar uma Saúde Pública de qualidade à população mais necessitada de São José  dos Pinhais. 

Essa trajetória jamais será esquecida para os que lutam por mais igualdade e por um país mais justo e deixa um legado para continuarmos mobilizando e exigindo dos órgãos públicos um direito básico de todo o cidadão, Saúde.

Obrigado por tudo Jamaica! Ele deixa a esposa, uma filha e uma neta. A diretoria e os funcionários do  Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba lamentam profundamente a perda do companheiro Jamaica, prestando condolências e todo apoio aos familiares. Contem com nossas orações nesse momento doloroso.

Vai em paz, companheiro Jamaica: seu legado não será esquecido!

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.