Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Mulheres do SMC debatem situação feminina nas fábricas no primeiro ciclo de palestras de 2008

O departamento da mulher do SMC realizou na manhã deste sábado, dia 12, um ciclo de palestras para as metalúrgicas na chácara do Sindicato com o objetivo de analisar, procurar soluções e debater a situação feminina no mercado de trabalho. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Instrumentos Musicais e de Brinquedos do Estado de São Paulo (Sindibrinq), Maria Auxiliadora dos Santos, fez a primeira apresentação, ressaltando a importância da mulher lutar pelo seu espaço nas fábricas e contando um pouco de sua história de luta.

Vinda da Paraíba para São Paulo, Maria Auxiliadora enfrentou muitas dificuldades onde trabalhou. "Já teve casos em que o patrão mandava a gente ficar no canto de uma sala olhando para a parede, como se fazia nas escolas antigamente", confessou Maria. Hoje ela é uma referência feminina no movimento sindical brasileiro. "É preciso denunciar mesmo e ter espírito de garra e de luta", diz ela. A palestra de Maria deixou as companheiras metalúrgicas empolgadas, com muita vontade de colocar em prática tudo o que foi discutido. "Gostei muito, principalmente das questões de assédio moral", diz a metalúrgica Viviane Pedroso, que também é delegada de base da Maflow.

Dando seqüência às apresentações, o engenheiro de segurança do trabalho, Mário Freitas, diagnosticou os ambientes das empresas e apontou erros sobre maquinários. "A maioria das máquinas foi feita e adaptadas para os homens, logo, a mulher acaba fazendo esforço dobrado, o que ocasiona vários problemas de saúde", esclarece o engenheiro. Logo após, a psicóloga do SMC, Jussara Vargas dos Santos, abordou a questão do assédio moral, relatando as estratégias usadas pelo agressor, o perfil da vítima e as conseqüências desse problema, que vão de tremores e tonturas até tentativas de suicídio.

Finalizando o evento, a presidente do departamento da mulher do SMC, Conceição do Carmo Xavier de Carvalho, fez a sua análise sobre a manhã de atividades e a avaliou como positiva: "Este evento foi muito importante e produtivo para nós, mulheres metalúrgicas". O ciclo de palestras faz parte do cronograma anual de atividades do Departamento e prevê mais eventos nos dias 25 de maio e 19 de julho, ainda sem local definido.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.