Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força PR espera amanhã mais de 150 mil trabalhadores no 1º de Maio Solidário

Marcando o Dia Mundial do Trabalhador, a 7ª edição do 1º de Maio Solidário, que será realizada na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, promete reunir 150 mil pessoas, número ainda maior que as 120 mil do ano passado. O evento é realizado pela Força Sindical do Paraná, com o apoio do Governo do Estado. Estarão presentes diversas lideranças sindicais, o governador Roberto Requião, secretários estaduais, prefeitos na Grande Curitiba e outras autoridades. Além de Curitiba, o 1º de Maio será realizado em Londrina, Matinhos, Irati, Jacarezinho e Cornélio Procópio. Ao todo, cerca de 200 mil trabalhadores paranaenses deverão ser mobilizados.

O evento contará com doação de alimentos, que serão posteriormente doados a entidades assistenciais. Na edição anterior do evento, mais de 25 toneladas foram arrecadadas e a expectativa é de que esse número seja superado este ano. Para concorrer aos diversos prêmios que serão sorteados, é necessário participar da doação: cada dois quilos de alimentos não-perecíveis doados valem um cupom. As trocas poderão ser feitas no sindicato da própria categoria até 30 de abril ou no dia do evento, a partir das 8h. O 1º de Maio Solidário também oferecerá serviços de instituições como Sanepar, Copel, Hemepar, Compagás, Sesc e Cohapar, parceiras no evento.

A programação do 1º de Maio Solidário em Curitiba conta, ainda, com diversas apresentações artísticas e shows musicais, além da tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti.

Objetivo: jornada de 40 horas

Neste ano, o tema principal do 1º de Maio Solidário é a campanha pela redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. A campanha objetiva coletar 1,5 milhões de assinaturas para o abaixo-assinado que circula em todo o Brasil para, assim, pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 393/01, que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais.

A medida, se aprovada, pode gerar 2,2 milhões de empregos, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Essa medida vai gerar muitos empregos, aquecendo a economia do País. O Brasil, já mais maduro economicamente, precisa e muito de algo assim”, enaltece Sebastião Vieira Caixeta, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), entidade que representa todos os procuradores do trabalho do Brasil.

Outra reivindicação que está de mãos dadas com a redução da jornada de trabalho para 40 horas é a aprovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ambas tratando da causa dos trabalhadores. “Aprovada, a Convenção 158 barra a rotatividade de mão-de-obra, já que o patrão poderá demitir, mas não sem justificativa”, esclarece o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Programação do evento:

09h – ABERTURA: Força Sindical fala das ações que a Força
desenvolverá durante o dia, os sorteios, o evento nas demais cidades
paranaenses.
9h10 - Viola Quebrada – Show "10 anos de Viola", com clássicos da
música Sertaneja
10h – Missa com Padre Reginaldo Manzotti
11h – Show do Padre Reginaldo Manzotti
12:15 – Show com Meninos de Angola
12:30 – Dinâmica do Sesc (10 minutos)
12:40 – Show com Texas Beat
13h05 – Show com Roberto de Paula e Paulinho
13h30 – Show com Lunara
14:00 – Abertura oficial - Força Sindical
Show do grupo Pura Elegância
14:25 – Dinâmica do Sesc (5 minutos)
14:30 – Grupo Viola de Arame (músicos da Orquestra de Viola de Cascavel)
15:00 – 1° sorteio (10 computadores)
15:15 - Grupo Viola de Arame (2° parte)
15:30 – 2º sorteio (10 TVs) e Discursos:
Governador Roberto Requião, Sérgio Butka e convidados.
16:30 – 3º Sorteio (10 refrigeradores e 10 motos)
17:00 – Show do Grupo Contradição – samba e pagode.
17:30 – 4º Sorteio (5 carros)
17:45 - Show / Willian e Renan e banda.
18:30 - Re-sorteio

CIDADANIA

Serviços que serão oferecidos no 1º de Maio:

Cohapar
Emissão de carteiras de trabalho, consultas trabalhistas, consultas de seguro-desemprego e intermediação de mão-de-obra.

Sanepar
Atendimento comercial (tarifa social, atualização de cadastro do cliente, solicitações de ligações de água e esgoto, esclarecimentos gerais), exposição de mini-estação de tratamento de água e de trabalhos sócio-ambientais desenvolvidos.

Hemepar
Ônibus para doação de sangue e coleta de amostra de sangue para exame de compatibilidade de medula óssea.

Copel
Posto de atendimento que contará com o que uma agência da Copel oferece (pedido de ligação, religação, informações sobre conta de energia e programas sociais da instituição), juntamente com folhetos e jogos educativos.

Sesc
Atividades de lazer e entretenimento: 6 brinquedos infláveis, 4 camas elásticas, boneco João Bobo, 2 minhocões, 3 estações de brinquedos pedagógicos, 40 jogos de tabuleiro, espaço de leitura (jornais, revistas, gibis), estação esportiva, estação de jogos gigantes, 5 mesas de tênis de mesa, 6 mesas de futebol de botão, futebol de colchão.

Compagás
Apresentação de teatro sobre gás natural, distribuição de 1000 folders, 500 sacolas ecológicas.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.