Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Pesquisa aponta Meyer, Karam, Setim e Butka como mais cotados para 2008 em SJP

Se as eleições fossem hoje, um do quatro nomes seria eleito prefeito de São José dos Pinhais, revela estudo

Pesquisa realizada entre 10 e 13 de maio em São José dos Pinhais aponta os nomes do atual prefeito Leopoldo Meyer, do filho do ex-prefeito, Sandro Setim, do ex-vereador Nedson Karam e do sindicalista Sérgio Butka como mais cotados para assumir a Prefeitura do Município nas Eleições 2008. Em todos indicadores o quarteto apresentou os melhores resultados, com ampla diferença em relação a outros possíveis candidatos pesquisados, entre eles Ivan Rodrigues, Elcio Bino, Imar Augusto, Jair Melo e Joãozinho Santana. A pesquisa foi realizada em 18 bairros, sua margem de confiança é de 90% e está registrada no Cartório da Oitava Zona Eleitoral de São José dos Pinhais sob número 45/08.

No quesito popularidade, Leopoldo Meyer lidera, ao ter seu nome reconhecido por 97,5% dos entrevistados. Em seguida aparece Sérgio Butka com 73,5%, Nedson Karam com 64,5% e Sandro Setim, com 51,3%.

Quando questionados sobre qual dos nomes os entrevistados gostariam que fosse prefeito de São José dos Pinhais, surge em primeiro lugar o nome de Leopoldo Meyer, com 24,3%, em segundo com 11% está Sandro Setim. Logo em seguida, estão tecnicamente empatados Sérgio Butka, 8,3% e Nedson Karam com 8,5%.

A pesquisa aponta os pré-candidatos que, na opinião dos entrevistados, mais poderiam beneficiar São José dos Pinhais como prefeitos. Nela, o mais indicado foi  Leopoldo Meyer(18,3%), em seguida veio Sandro Setim (10,3%), Sérgio Butka (7%) e Nedson Karam (5%). Quando questionados sobre os motivos que levaram a essa escolha, os que optaram pelo nome do atual prefeito justificam apontando seus feitos no atual mandato, enquanto os que preferiram Butka deram como razão o fato de ser presidente de sindicato, função que ajuda os trabalhadores, e também por conhecer os problemas do povo. Sandro Setim foi apontado por ser filho do ex-prefeito e o Karam em função da experiência de ex-vereador.
 
Quanto à rejeição, a lista dos quatro principais pré-candidatos é composta na seguinte ordem: Leopoldo Meyer com 20,8%, Sandro Setim com 7%, Nedsom Karam com 4,8% e Sérgio Butka com 3,3%. Um fato apontado pela pesquisa sobre os baixos índices de rejeição e alta popularidade do sindicalista Sérgio Butka está no bom relacionamento entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o governador Roberto Requião com o movimento sindical. Em todos os segmentos entrevistados – gênero, idade, renda e escolaridade – este perfil foi aprovado, com aprovação geral de 61%.

Confrontos diretos
Nos confrontos diretos traçados pela pesquisa, ênfase nos duelos entre Leopoldo Meyer versus Sandro Setim, além de Sérgio Butka contra Nedson Karam. Nos resultados, Sandro Setim é derrotado por Leopoldo Meyer que aparece na frente com pequena vantagem, em um total geral de 36% a 33%. No segundo confronto ocorre empate técnico com 25,5% a 27,8%, pois a margem máxima de erro é de 3,4%.

Pesquisa
O material, que dá enfoque principal nos índices de rejeição e popularidade dos pré-candidatos com os eleitores deixa claro que o cenário político está aberto, não devendo se esperar grandes restrições por parte dos eleitores para alianças. A pesquisa foi elaborada pelo Instituto Braslopes / Ethica Pesquisas e Consultoria Estatística Ltda e encomendada pela Confraria da Notícia – Comunicação e Marketing.

Ao todo, 400 pessoas foram entrevistadas nos bairros Afonso Pena, Alfredo Lincoln, Borda do Campo, Carioca, Centro, Conjunto Afonso Pena, Conjunto Apolo, Costeira, Guatupe, Jardim Cruzeiro, Jardim Ipê, Jardim Itália, Jardim Marambaia, Jardim Santos Dumont, Pedro Moro, Planta São Marcos, Riacho Doce e Vila Palmira.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.