Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Campanha Salarial: montadoras seguem batendo recordes de produção e venda

Após aprovarem a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2008 em assembléia no último dia 17, os cerca de 11 mil metalúrgicos da Volks-Audi, Renault, Nissan e Volvo ganharam ainda mais argumentos para conquistar um bom acordo salarial.

Segundo dados divulgados no início de julho pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras seguem batendo recordes de produção e vendas. Só nos seis primeiros meses de 2008, as vendas do setor automotivo aumentaram 28,8% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2008, foram vendidas 1,41 milhão de unidades.

A produção de veículos subiu 4,8% mês a mês em junho de 2008 e 23% ante junho de 2007, totalizando 303,8 mil unidades. No semestre, houve avanço de 21,3%, para 1,68 milhão de veículos. Esse crescimento, segundo a Anfavea, é fruto do aumento da renda do consumidor, crescimento do crédito e extensão dos prazos de financiamento.

A entidade que representa as montadoras prevê ainda que indústria automotiva registrará recordes nos números de fechamento de 2008. “O salário dos trabalhadores precisa acompanhar esse crescimento. É por isso que vamos lutar nessa campanha salarial”, afirma o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Campanha

Com a pauta já aprovada, o SMC vai enviar as reivindicações dos trabalhadores à direção das empresas. A idéia é definir um calendário de negociações com as montadoras. A primeira reunião ainda não foi agendada, mas o objetivo para esse ano é negociar um acordo em separado com a Volks-Audi, Renault, Nissan e Volvo, e não mais com o Sinfavea, o sindicato patronal do setor. Entre as principais reivindicações dos metalúrgicos estão o aumento real, reposição de 100% do INPC e elevação do piso salarial. A data-base da categoria é em 1º de setembro.

Leia mais: 

22/07/2008 – Diretoria do SMC discute estratégias da Campanha Salarial

18/07/2008 – Volks: trabalhadores aprovam pauta da Campanha Salarial

17/07/2008 – Metalúrgicos aprovam pauta da Campanha Salarial na Renault

17/07/2008 – Trabalhadores da Volvo aprovam pauta e abrem Campanha Salarial

15/07/2008 – Nesta quinta tem assembléia da Campanha Salarial das montadoras

15/07/2008 – Metalúrgicos das montadoras reivindicam reposição salarial

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.