Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Protesto do dia 11 pega fogo na categoria

Nas assembleias realizadas nas empresas, trabalhadores  aprovaram a realização dos protestos pela aprovação da pauta trabalhista pelo governo! Assembleias continuam nas demais empresas da categoria na semana que vem

Todos na rua para exigir um país melhor! Esse foi o recado dado pelos trabalhadores da categoria metalúrgica durante as assembleias, em porta de fábrica, nessa semana. Por unanimidade, os trabalhadores da Renault, Volvo, Volkswagen, Bosch, CNH, WHB, PIC da Audi e Jtket aprovaram a realização e participação na Mobilização Nacional pela Aprovação da Pauta Trabalhista, que acontece no próximo dia 11 de julho em todo o país. O dia será marcado por protestos e paralizações para exigir que tanto o  governo, como deputados e senadores tenham mais agilidade e a aprovação da pauta dos trabalhadores, que foi entregue a essas autoridades em março deste ano, durante a Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília.

Para o presidente do SMC, Sérgio Butka, a aprovação dos trabalhadores nas assembleias mostra o nível de conscientização dos metalúrgicos da Grande Curitiba com o momento histórico pelo qual o país passa: “O trabalhador sabe que agora é o momento de fortalecermos a luta, que já antiga,  pela aprovação  da pauta trabalhista. E vai ser somente indo para rua que vamos conseguir que os governantes nos ouçam. A coisa só anda na pressão! Esse é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa. Esse é o caminho que temos que traçar para acabar com os desmandos no país. Assim como está sendo entre os metalúrgicos, esperamos que os trabalhadores das outras categorias também integrem essa luta por melhores dias e direitos para todos”, diz.

Confira imagens das assembleias em algumas das empresas aqui.

Pauta Trabalhista é luta antiga
A luta pela pauta trabalhista já  é uma mobilização antiga das Centrais Sindicais e movimentos sociais. Ela foi formada em 2010 a partir das várias reivindicações dessas organizações e todos os anos são entregues aos governantes, deputados, senadores, e membros do judiciário.  Para as Centrais, essas reivindicações são a melhor forma do Brasil avançar rumo ao  desenvolvimento que todos queremos: democrático, justiça social e igualdade de oportunidades.  Porém, até agora pouca coisa avançou devido a lentidão das autoridades, por isso é hora dos trabalhadores irem pra rua para fazer pressão e pedir mais agilidade. Então todos estão convocados para o protesto no dia 11 de julho.

Entre as reivindicações da pauta trabalhista estão o fim do projeto que amplia a terceirização, o reajuste digno para os aposentados, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim dos leilões do petróleo, 10% do PIB na saúde e educação, transporte público de qualidade entre outras.

Para conferir toda a  pauta trabalhista que foi entregue ao governo, clique aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.