Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SMC faz protesto hoje contra demissões no setor metalúrgico

A série de demissões no setor metalúrgico está gerando revolta na categoria. Por conta disso, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) programou para hoje, dia 5, manifestações de protesto em duas das maiores empresas do setor: Bosch, às 14h30, e Volvo, às 17h00, ambas situadas na CIC. O ato tem como objetivo evitar que a onda de demissões prossiga. No início dessa semana, a Volvo anunciou a dispensa de 430 trabalhadores. Desses, 250 são funcionários com contrato temporário. Os outros 180 são efetivos. A empresa apontou como razões para o corte de empregos o desaquecimento das vendas internas, a redução das exportações e a previsão de que o mercado brasileiro de caminhões terá uma retração de 20% em 2009. 

Já na Bosch a situação também é complicada. De janeiro até agora, cerca de 800 trabalhadores foram demitidos. Só essa semana, 200 funcionários foram dispensados da fábrica, que produz bombas injetoras e componentes para o sistema a diesel. A empresa alega que a crise afetou as vendas e principalmente as exportações, que hoje giram entre 60% e 70% da produção. A planta de Curitiba da empresa tem hoje cerca de 4,5 mil trabalhadores. Recentemente, eles fizeram greve de três dias na luta por acordo coletivo na data-base. “É preciso garantir os empregos. Caso contrário, estaremos protegendo o capital em detrimento dos trabalhadores”, critica o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.