Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Dia Mundial de Combate À LER/ DORT: SMC lança programa de intervenção nas situações de riscos

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são o problema de saúde de origem laboral mais frequente entre trabalhadores dos países industrializados. Atualmente, um quarto dos trabalhadores se queixam de dor musculares, e quase na mesma proporção declaram sofrer dores nas costas, incluindo uma série de patologias diretamente associadas com carga física excessiva, em grande parte devido a muitos postos de trabalho exceder as capacidades dos trabalhadores, levando ao aparecimento da fadiga física, desconforto ou dor, como consequências imediatas da exigências do trabalho.

No entanto, muitas das doenças relacionadas à MSD e cuja origem é o trabalho não são reconhecidas como tais, sendo disfarçadas de doenças comuns, o que implica que esses tipos de condições são derivadas para o Sistema de Saúde Pública para tratamento posterior como problemas de saúde comum.

O dia 28 de fevereiro é dedicado ao Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data, escolhida pela OIT para conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER). Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas já tiveram a doença, mais recorrente nos membros superiores. 

Para marcar o dia, o SMC recebeu o Dr. Elver Andrade Moronte para falar sobre  “Saúde do trabalhador em tempos de precarização do trabalho”. O Dr Elver possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1997), especialização em Saúde da Família BH-Vida pela Faculdade de Medicina da UFMG (2004), especialização em Ergonomia, mestrado em Saúde Coletiva. Atualmente é Perito em Medicina do Trabalho do Ministério Público do Trabalho e Médico do Trabalho da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. 

Outro palestrante foi o Dr Zuher Handar que oficializou o lançamento do PROJETO CUIDAR: Programa de intervenção nas situações de riscos de doenças osteomusculares nos ambientes de trabalho. O Dr Zuher possui graduação em medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1981), especialização em Saúde Pública e Medicina do Trabalho, é aposentado da Secretaria de Saúde do Paraná, professor da Faculdade Evangélica do Paraná, Consultor do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e do Sindicato do Fumo - Sintrafucarb, Consultor do Escritório da OIT-Brasil para área de SST e Presidente eleito da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT. 

 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.