Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicato vai à Justiça e ao Ministério Público do Trabalho contra as demissões na Bosch

Em reação à demissão arbitrária de 900 trabalhadores da Bosch, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) entrou hoje pela manhã, 19, com um pedido de intermediação de mesa-redonda com a Bosch no Ministério Público do Trabalho (MPT). No início da tarde, o Sindicato ingressou com uma ação judicial na Justiça do Trabalho pedindo uma liminar que suspenda as 900 demissões anunciadas pela empresa. No dia 29, o Sindicato realiza assembléia em porta de fábrica, para a qual serão convocados todos os trabalhadores, inclusive os demitidos.

A direção da fábrica enviou o comunicado da demissão ao Sindicato e à imprensa às 16h de ontem, sem discussão com o SMC, contrariando o compromisso de não demitir ninguém assumido no início do mês. A notícia pegou todos de surpresa. “Foi uma medida precipitada e arbitrária que nos surpreendeu. Eles nem ao menos chamaram o Sindicato para discutir o assunto. Há outros caminhos que podem ser seguidos, como o lay-off, que empregamos na Renault, mas a Bosch insiste no caminho financeiramente mais barato e socialmente mais caro”, afirma o presidente do SMC, Sérgio Butka. A empresa também deu licença remunerada até 28 de junho para os outros três mil trabalhadores da fábrica.

No início deste ano a Bosch tentou implantar a redução salarial e de jornada sem dar nenhuma garantia de manutenção do emprego, diferente do que foi estabelecido em dezenas de outros acordos desse teor em diversas partes do Brasil. Ou seja, a empresa poderia reduzir a jornada e no dia seguinte demitir centenas de pessoas. Sendo assim, a proposta da redução foi amplamente reprovada em assembléia em porta de fábrica.

Comentários

  • Chalita

    19 de junho de 2009

    Todo apoio aos Companheiros do Sindicato dos Metalurgicos da Grande Curitiba ,quanto a essa investida da Empresa Bosh,tenho certeza que os Companheiros encontrarão uma saida para contrapor esse ataque da empresa contra os trabalhadores,até a Vitoria Companheiros.
  • rodrigo

    21 de junho de 2009

    minha mae trabalha na boch e muitos outros amigos meus segundo eles as demicoes foram muito maiores do q 900 pessoas desde o início da crise eh muito portanto a esta informaçao passada para a imprença naum bate com a dos funcionarios q lah trabalham estah foi uma decisao arbitraria por part da boch nosso governo tambem poderia ajudar mais as empresas nesse ramo pois naum eh soh o metalurgico q pewrd seu emprego eh todo o comercio em si providencias tem q ser tomadas com tra essas demiçoes em massa tomadas por parte da boch muito obrigado pela atemcao...

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.