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Grupo Volkswagen começa 2019 com pequena queda de 1,8%

Resultado decorre da retração no mercado chinês e também nas Américas

As vendas do Grupo Volkswagen em janeiro somaram 882,2 mil veículos, resultando em pequena queda de 1,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A retração foi especialmente puxada pela China, que sozinha compra mais veículos do grupo do que todos os países europeus juntos. Foram 387,3 mil unidades em janeiro e queda de quase 3% ante o mesmo mês do ano passado.

“Os riscos econômicos iminentes em alguns mercados terão impacto decisivo em 2019 e creio que a China e o Brexit serão um desafio, sobretudo nos primeiros meses do ano”, afirma o líder de vendas do Grupo Volkswagen, Christian Dahlheim.

As vendas na Europa anotaram 334,4 mil unidades, crescendo apenas 0,5% ante janeiro do ano passado. No caso dos países que formam o bloco ocidental houve empate com janeiro de 2018 pela venda de 278,3 mil veículos.

A América do Norte comprou 64,4 mil veículos do grupo e anotou queda de 5,2%, motivada especialmente por México e Estados Unidos. A América do Sul adquiriu 45,5 mil veículos do Grupo VW e recuou 4,9% por causa da crise argentina (onde os 9,7 mil veículos entregues resultaram em queda de 34,3%). O fraco desempenho da região foi amenizado pelo Brasil, que absorveu 31,3 mil unidades e cresceu 11,5%.

As vendas por marca revelam que a retração do grupo foi puxada pelos automóveis Volkswagen, com 515,5 mil unidades entregues, 3,4% a menos que em janeiro de 2018. A Audi repassou 144,7 mil carros e caiu outros 3%. Ambos os casos refletem a dificuldade no mercado chinês. A Porsche recuou 16,1%, mas como seus volumes são menores, qualquer variação produz um efeito maior em pontos porcentuais.

A Skoda teve pequena queda nas vendas, mas se manteve acima de 100 mil unidades no mês. E a Seat cresceu 14,2% com a entrega de 44,5 mil veículos.

Veja abaixo os números do grupo por marca e região:
 

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