Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Autopeças anotam 7,8% de alta no faturamento até setembro

faturamento do setor de autopeças registrou alta de 7,8% no acumulado de janeiro a setembro sobre iguais meses do ano passado. O crescimento do setor continua puxado pelas vendas às montadoras, que subiram 11,3% pela comparação interanual. As exportações, porém, caíram 6,4% na análise em reais e 13,3% em dólares. Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

De acordo com a entidade, a receita proveniente das exportações permanecerá em declínio enquanto persistir a retração no mercado argentino.

As vendas ao mercado de reposição cresceram 6,3%. A contribuição é menor que a das montadoras, mas ajuda as perdas com o mercado externo. Com menos embarques, a fatia das exportações no faturamento de 2019 caiu para 16,7% e a do mercado de reposição ficou em 13,6%. Essa diferença era superior a 5 pontos porcentuais até o segundo semestre do ano passado. A participação das montadoras no faturamento de 2019 está em 65,1% (os 4,5% restantes são vendas intrassetoriais, feitas de um fabricante de autopeças para outro).

EMPREGOS E CAPACIDADE INSTALADA

 

Ainda de acordo com o Sindipeças, o emprego nacional no setor recuou pelo oitavo mês consecutivo. No acumulado até setembro a queda é de 3,5%. Em contrapartida, a utilização da capacidade instalada cresceu 1,4 ponto porcentual na comparação com os mesmos nove meses de 2018 e desde maio deste ano anota taxas superiores a 70%.

Fonte:Automotive Business

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.