Acesse aqui | Portal de combate ao Covid19

Notícias

Imagem

31 de maio: Dia Mundial do Combate ao Fumo

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Fumo ou Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial a Saúde (OMS) com intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do cigarro e do tabagismo para a saúde.

Há mais de 50 doenças relacionadas ao vício do fumo como o câncer de pulmão, fígado, pâncreas, doenças cardiovasculares, úlcera do aparelho digestivo, catarata, osteoporose, entre outras.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019, o Brasil pode registrar cerca de mais de 31,2 mil novos casos de câncer de pulmão por tabagismo, sendo que mais de 400 pessoas morrem por dia vítimas dessa doença. Assim, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco.

Vale lembrar que a saúde bucal também é afetada. Nos casos mais graves, o tabagismo pode ocasionar o câncer de boca e a doença periodontal (gengiva), além de modificar o paladar, o olfato e ainda causar mau hálito. Mesmo sendo difícil, abandonar o vício é possível e é um importante passo para a melhoria na qualidade de vida.

Comente esta notícia

Desenvolvido por Agência Confraria