Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Covid-19

Imagem

Fórum Estadual da Liberdade Sindical: SMC intensifica debate sobre situação do Covid-19 no Paraná e os reflexos para a classe trabalhadora

O SMC, juntamente com Força-PR e Fetim, participou hoje da vídeoconferencia do Fórum Estadual da Liberdade Sindical que debateu a situação e reflexo da pandemia do Covid-19 para os trabalhadores no Paraná.

O Sindicato e a Força-PR foram representados pelo diretor Nelson Silva de Souza, o Nelsão, que reforçou a importância de cobrar comprometimento dos órgão públicos de saúde com a classe trabalhadora.

Já o médico do trabalho Dro Zuher Handar, representando a Fetim, falou sobre ações do SMC, baseadas no protocolo do Departamento de Saúde, visando a prevenção no ambiente de trabalho dos metalúrgicos da Grande Curitiba.   

Cada central e federação passou o panorama das respectivas categorias de trabalhadores representadas.

No final do debate, que explanou importantes questões durante toda manhã, os representantes do Ministério Público do Paraná (MPT-PR) no Fórum avaliaram positivamente a videoconferência.

“Nós precisamos salvar vidas, precisamos garantir a saúde dos trabalhadores. Não podemos aceitar que em razão da necessidade de trabalho e salário o trabalhador coloque sua vida em risco. Ele não tem que viver essa dicotomia”, frisou a procuradora do MPT-PR, Margareth Mattos de Carvalho.

“Acredito na capacidade de atuação das entidades sindicais. Inclusive nesse contexto de ausência de financiamento quer me parecer que as entidades devem abraçar sua representatividade sobre toda categoria. Abraçar e lutar a partir da sua legitimidade em relação a todos que integram a categoria e não apenas os trabalhadores sindicalizados”, ressaltou o procurador do MPT-PR, - Alberto Emiliano de Oliveira Neto.

Para ver o debate clique aqui.

Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical

Lançado em 2018 pelo Ministério Público do Trabalho, Força Sindical e demais centrais sindicais, o Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical tem como objetivo estabelecer um espaço, permanente, para que as entidades possam dialogar e avançar na efetivação de uma efetiva liberdade para atuação de sindicatos no Paraná.

O procurador do Trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto, vice-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT e idealizador do Fórum, ressaltou que este espaço estrutura e consolida uma aliança histórica que pode ser modelo para a luta pela liberdade sindical em todo o país. “O MPT cumpre sua função constitucional ao criar um espaço democrático voltado à defesa da liberdade sindical”, conclui.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.