Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

40 horas já! Centrais voltam à Brasília nos dias 23 e 24 para pressionar deputados

Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro (terça e quarta-feira), a Força Sindical e outras centrais voltam à Brasília para continuar a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

Desde que foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara em 30 de junho do ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que trata do assunto, aguarda votação em Plenário. O objetivo da manifestação é pressionar os deputados para que a redução seja colocada em votação imediatamente. A mobilização está marcada para 9h, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Além das centrais, participam do ato em Brasília, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores de todo o país.

No início desse mês, os representantes da classe trabalhadora estiveram no Congresso fazendo uma grande manifestação pelas 40 horas. Na ocasião, os sindicalistas fizeram uma vigília na casa pedindo a votação imediata da redução. Para o presidente do SMC e da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, a aprovação da PEC que reduz a jornada é de extrema urgência. “Não podemos mais aceitar enrolação. Estamos em ano eleitoral e esta é uma grande oportunidade para que as 40 horas sejam aprovadas, pois quem não votar a favor da redução, claramente se posicionará contra os trabalhadores”, afirma o líder sindical. 

Ainda segundo Butka, a redução da jornada de trabalho irá ajudar a impulsionar a economia do país, pois irá gerar mais empregos aumentando o poder de compra do trabalhador. “Além disso, a qualidade de vida dos trabalhadores do Brasil irá aumentar, pois com a jornada reduzida eles terão mais tempo para atividades de lazer e para passar com a família”, afirma.
  
Temer propõe redução para 42 horas

As centrais sindicais estão consultando suas entidades filiadas (sindicatos, federações e confederações) sobre a proposta feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, de reduzir a jornada de trabalho gradativamente, para 43 horas em 2011 até chegar às 42 horas em 2012. A proposta está sendo discutida pelos trabalhadores.    

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.