Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Reunião da executiva da Força Sindical PR nesta sexta discute estratégias de luta e eleições 2010

A direção executiva da Força Sindical do Paraná se reúne nesta sexta-feira, dia 26, em Maringá, para discutir as estratégias de luta da central em defesa do trabalhador para este ano e as eleições do próximo mês de outubro. Participam do encontro, dirigentes de sindicatos de diversas categorias profissionais, como metalúrgicos, têxteis, alimentação, pescadores, contabilistas, confecções, servidores públicos, gráficos e comerciários. Juntas, essas entidades representam mais de 1 milhão de trabalhadores em todo o estado. O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá, na Avenida Paissandu, nº 517, zona 03.

Em um ano eleitoral, o foco das atenções se volta ao pleito que vai definir o novo presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Os representantes dos trabalhadores vão discutir as propostas dos candidatos, seus planos de governo, e principalmente, o nível de comprometimento com as bandeiras de luta da classe trabalhadora. “Um voto errado pode acarretar em quatro anos de sofrimento. Por isso, os trabalhadores precisam estar atentos e votar consciente. Analisar bem o passado dos candidatos e verificar se eles têm um histórico em defesa dos trabalhadores ou não”, afirma o presidente da Força PR, Sérgio Butka.

Um dos pontos a ser analisado pelos trabalhadores, segundo Butka, é a posição dos candidatos a respeito da PEC 231/95, que reduz a jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas. O projeto foi aprovado pela Comissão Especial da Câmara em 30 de junho do ano passado e está prestes a ser votado pelo Congresso. “Essa é uma de nossas principais bandeiras de luta. Há 15 anos esperamos por essa redução da jornada. Temos vários candidatos vinculados ao grande capital que são contra a proposta. Por isso, os trabalhadores precisam ter atenção redobrada ao entrar na cabine de votação”, aconselha o líder sindical.

Balanço de 2009 e estratégias para 2010

Além da questão política, os sindicalistas vão fazer também um balanço de 2009, ano de muitas lutas para a classe trabalhadora, devido aos efeitos da crise financeira mundial. “Foi complicado, mas lutamos de cabeça erguida contra a crise. Fizemos diversos acordos que garantiram milhares de postos de trabalho. Conquistamos também inúmeros acordos salariais com aumento real que beneficiaram os trabalhadores paranaenses”, afirma Sérgio Butka, que prevê um ano de 2010 com muitos desafios pela frente. “Vamos discutir com os sindicatos filiados as estratégias de luta para esse ano”, finaliza o presidente da Força PR.

Sobre a Força Sindical PR

Fundada em 1997, a Força Sindical do Paraná é uma central que representa mais de 1 milhão de trabalhadores em todo o estado. A entidade tem mais de 100 sindicatos de trabalhadores filiados, dos setores metalúrgico, comerciário, químico, asseio e conservação, bebidas e alimentação, contabilistas, saúde, entre outros. A central tem entre suas principais bandeiras de luta a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, melhores salários e condições de trabalho e mais saúde e segurança no ambiente de trabalho.  

Serviço

Reunião da Diretoria Executiva da Força Sindical do Paraná

Data: sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2010

Horário: das 9h às 13h

Local: auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá

Endereço: Avenida Paissandu, n° 517, zona 3. Fone: (43) 4009-3100, Maringá-PR.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.