Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos fazem buzinaço na Câmara e exigem 40 horas já!

Os metalúrgicos da Grande Curitiba mais uma vez participaram de um momento histórico e decisivo para o rumo das lutas trabalhistas no Brasil. Uma comitiva de diretores do Sindicato partiu Brasília para, ao lado de dirigentes da Força Sindical, realizar uma vigília e um "buzinaço" na Câmara Federal para pressionar os deputados federais, em especial, o presidente da Casa, Michel Temer, a colocar o projeto da redução da jornada para 40 horas em votação. O ato ocorreu no último dia 23 de fevereiro. Participaram da manifestação cerca de 500 dirigentes sindicais da Força Sindical, de diversos estados brasileiros.

O presidente Sérgio Butka foi incisivo: "Já chega de esperar. Queremos saber quem é quem no Congresso Nacional. Quem está do nosso lado e quem não está. Já passou da hora do projeto das 40 horas entrar em votação." Butka repudia a situação atual, na qual uma espécie de "mão invisível" faz pressão para o projeto não entrar em votação.

Buzinaço

Pela manhã, foi feito um verdadeiro "corredor polonês" no interior da Câmara, em local estratégico, bem no caminho dos deputados. Cada deputado que passava ouvia os gritos de guerra das lideranças trabalhistas, em defesa da aprovação imediata das 40 horas. O diretor Nelson Silva de Souza, o Nelsão, com sua costumeira animação e espírito de luta, liderou o buzinaço, puxando os cantos de guerra do grupo de sindicalistas. Além dele e do presidente, também marcaram presença no ato o secretário-geral do Sindicato, Jamil Dávila, e os diretores Pedro Celso Rosa e Olário Krieger.

Reunião com líder do governo

No período da tarde, após um novo buzinaço nos corredores da casa, foi realizada uma reunião com o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara. Na ocasião, os sindicalistas pediram apoio da bancada governista para que o projeto entre logo em votação. No atual contexto, o apoio do presidente Lula é fundamental para que sejam vencidas as forças conservadoras que impedem o avanço do projeto das 40 horas na  Câmara, permitindo sua inclusão na pauta de votação. Por conta disso, a Força Sindical do Paraná lança, no início de março, campanha de outdoors nas principais cidades do Estado pedindo apoio ao presidente Lula na luta pela redução da jornada.  

Comitiva do Paraná

A comitiva de luta da Força Paraná contou ainda com a presença dos presidentes do Sindicato dos Comerciários de Curitiba e Região Metropolitana, Ariosvaldo Rocha, do Sindicato dos Gráficos do Paraná, Leonel Souza Ramos, e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis da Grande Curitiba, Romério Silva, além do secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Alfani Alves.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.