Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

CNTM participa de Conferência da FITIM no México

O evento, organizado pela Federação Internacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas (Fitim), nos dias 21 e 22 de abril, reúne sindicatos filiados da América do Sul e do Caribe para debater o impacto da crise financeira global no setor metalúrgico e as atividades e projetos da Oficina Regional para a região.

Na Conferência, estabelecem os principais desafios para a região, de acordo com as necessidades das organizações filiadas, e um programa de ação da Fitim. A abertura do evento ficou a cargo do Secretário-Geral da FITIM, Jyrki Raina, e do Secretário-Geral do Sindicato Mineiro Mexicano, Napoleon Gómez Urrutia.

O doutor Arturo Alcalde falou sobre a crise e seu impacto nos direitos dos trabalhadores e a realidade do sistema de trabalho dos trabalhadores mexicanos.

Raina fez uma análise das possibilidades da unidade sindical em nível mundial, das Federações Sindicais Internacionais e das estruturas sindicais das entidades filiadas.

Os representantes sindicais descreveram e comentaram suas realidades em torno das principais ações que têm a Fitim para este ano como, por exemplo, sindicalizar os não sindicalizados, estabelecer critérios unificados para a terceirização e estratégias para enfrentar as multinacionais.

Outros temas em debate: trabalho precário, mudanças climáticas, redes de trabalho, redes de comunicação, questões de gênero, trabalhadores não manuais e solidariedade internacional.

No dia 23 de abril, uma comissão da Conferência Regional estará nas portas da empresa do Grupo México para entregar uma declaração de solidariedade à luta dos trabalhadores mineiros do México, exigindo respeito, liberdade sindical e o fim das hostilidades contra os trabalhadores e contra o sindicato nacional mineiro.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.