Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos discutem lutas de 2008 em Seminário

Qual o rumo da luta dos metalúrgicos da Grande Curitiba em 2008? De que forma a categoria vai se portar diante de importantes temas como PLR, campanhas salarias e saúde e segurança no ambiente de trabalho? Essas e outras questões foram discutidas ontem, dia 25, durante o Seminário de Planejamento Estratégico do Sindicato, realizado na sede campestre da entidade, em São José dos Pinhais.

Mais de 150 dirigentes sindicais participaram do evento, cujo objetivo foi debater e traças as estratégias de atuação em relação aos seguintes assuntos: ações preventivas em relação à saúde e segurança do trabalhador; formação de diretoria, cipeiros e delegados de base; ações na área de lazer; campanha salarial; campanha contra hora extra; negociação de PLR; campanha pela redução da jornada de trabalho; legalização das centrais sindicais; reformas trabalhista e sindical; campanha contra terceirização.

Além das discussões sobre os temas acima, o Seminário teve também palestras com o economista do Dieese, Cid Cordeiro, com o assessor sindical, João Guilherme Vargas, e com o advogado trabalhista, Dr. Iraci Borges. O secretário de assuntos sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Geraldino dos Santos Silva, também esteve presente falando sobre as conquistas do setor em 2007, lutas de 2008, campanha pela redução da jornada de trabalho, entre outros assuntos.

Estratégias de atuação

 Logo após as palestras, os responsáveis pelos departamentos de saúde, aposentados, mulher e secretaria geral do SMC, falaram sobre as atividades em andamento. Na seqüência, os sindicalistas foram divididos em quatro grupos de trabalho: setores de metalurgia, máquinas, autopeças e montadoras. Eles discutiram entre si os temas propostos e depois apresentaram a todos as sugestões de ação sobre cada tema abordado. “Vamos fazer uma compilação de todo este material e elaborar um só documento que vai servir de guia para nossas ações do ano”, afirma o presidente do Sindicato, Sérgio Butka. Para ele, o Seminário foi proveitoso. “Foram apresentadas boas idéias que poderemos colocar em prática na seqüência. Esse planejamento de nossas atividades trará bons resultados aos trabalhadores”, finaliza.   

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.