Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Valorização dos trabalhadores em educação é um dos temas da 30º Congresso da CNTE

As políticas sindical e educacional, além da conjuntura sobre as regulamentações da carreira dos trabalhadores em educação, serão os assuntos centrais da 30º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que ocorre entre os dias 17 a 20 de janeiro, no Centro de Convenções de Brasília. Os debates se estenderão aos projetos em trâmite no Congresso, como o piso salarial profissional nacional e as diretrizes nacionais de carreira.

No dia 18, às 15 horas, uma comitiva de representantes da CNTE terá audiência com o presidente Lula, com a presença dos participantes internacionais. Eles vão levar as reivindicações da categoria e apresentar a posição dos trabalhadores em educação frente à conjuntura nacional e as políticas públicas de educação.

A conferência de abertura do evento, na tarde desta quinta-feira (17), será sobre a conjuntura. Na sexta-feira (18), estão programados painéis sobre política sindical e política educacional, além da saudação dos convidados internacionais.

Além de representantes da Education International, que reúne representações sindicais de professores de todos os continentes, o evento trará ao Brasil presidentes de sindicatos de trabalhadores na Educação dos países sul americanos, como Argentina, Chile, Colômbia e outros.

Valores e mazelas

A 30ª edição do congresso da CNTE vai confirmar "a luta pela valorização da escola pública como espaço social, plural, democrático, fomentador da cidadania, comprometido com o futuro da sociedade e com um projeto de desenvolvimento sustentável da nação", diz o texto de convocação do evento.

Os trabalhadores em educação também farão avaliação "das mazelas educacionais como fator preponderante de atraso sócio-econômico" do País. Eles citam os dados oficiais e extra-oficiais que apontam para uma situação que exige atenção e ações de melhorias e à educação. "Os próprios donos do capital reivindicam formação, mesmo que em forma de mão-de-obra para, esta fase do desenvolvimento econômico. Cresce, o coro por mais e melhor educação pública", diz o texto da CNTE.

O congresso da CNTE também vai colocar em discussão as mudanças no movimento sindical. A regulamentação das Centrais Sindicais, a negociação coletiva no serviço público e a regulamentação do direito de greve são alguns dos temas que os/as trabalhadores/as vão debater no evento.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.