Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Em depoimento, ex-ministro José Dirceu nega envolvimento com mensalão

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) negou hoje envolvimento com o suposto esquema do mensalão --caixa dois eleitoral que teria comprado votos de parlamentares da base aliada. Dirceu depôs hoje, por cerca de duas horas, para a juíza federal Silvia Maria Rocha, da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Segundo advogados que escutaram o depoimento, Dirceu disse para a juíza que nunca ouviu falar do suposto esquema. "O [ex] ministro rebateu pontualmente todas as acusações contidas na denúncia. Foi a primeira vez que ele pode falar ao Judiciário. E, portanto, vai ter alguém que vai apreciar o depoimento de maneira técnica", disse o advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima.

Dirceu que não tinha conhecimento dos empréstimos contraídos pelo PT no BMG e Banco Rural. Ele admitiu que se encontrou com empresários desses bancos para discutir outros assuntos.

Segundo o advogado dele, a juíza insistiu em perguntas sobre a existência do mensalão e se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento do suposto esquema. Mas o ex-ministro negou conhecer o esquema e a sua existência.

Dirceu teria respondido a todas as perguntas feitas pela juíza, pelos procuradores e pelo advogado de defesa.

O ex-ministro negou ter conversado com o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ) sobre problemas financeiros do PTB --Jefferson denunciou o suposto esquema.

Segundo o advogado, Dirceu teria se afastado da administração do PT quando assumiu o cargo de ministro. E por isso não sabia nada dos empréstimos feitos pelo partido.

Dirceu entrou e saiu do prédio sem falar com a imprensa. Ele é acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha por suposto envolvimento com o mensalão.

Em agosto, o STF (Supremo Tribunal Federal) encerrou o julgamento das denúncias contra os 40 acusados. Todos os denunciados foram transformados em réus --Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes), além de Dirceu.

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.