Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Curitiba teve a menor inflação entre as capitais nos últimos meses de 2007

Curitiba apresentou o menor índice de inflação nos últimos meses de 2007 entre as 11 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 3,48% na capital paranaense. Já a média nacional ficou em 4,46%. Os dados foram divulgados pelo diretor de política econômica do Banco Central, Mario Mesquita, nesta segunda-feira (28).

O relatório aponta, segundo o telejornal ParanáTV 1ª edição, que os estados da região Sul apresentaram desempenho econômico melhor que a média nacional. As vendas cresceram em vários setores e as exportações aumentaram. Isso se deve, de acordo com o Banco Central, ao desempenho do setor agrícola. As vendas do comércio varejista do Paraná cresceram 2,1% no trimestre encerrado em outubro, em relação ao período de maio a julho, de acordo com dados do IBGE.

O resultado, segundo o relatório do Banco Central, reflete o aumento nas vendas de todos os segmentos, em especial de veículos, motos, partes e peças, 10,3%, e de móveis e eletrodomésticos, 6,4%. As vendas acumuladas de janeiro a outubro cresceram 7,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações paranaenses também subiram além da média nacional. No Paraná índice foi de 25,3% e a média brasileira foi 16,6%.

Produção industrial

A produção da indústria do Paraná cresceu 1,9% no trimestre encerrado em outubro, em relação ao trimestre anterior. O desempenho interrompendo uma seqüência de resultados negativos iniciados em maio. O relatório do Banco Central ressalta a expansão registrada nos segmentos de veículos automotores, 12,8%, produtos alimentícios, 6,6%, e edição e impressão, 13,1%. Houve retração na produção de máquinas e equipamentos, 13,2%, e celulose, papel e produtos de papel, 5,5%.

Fonte: RPC 

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.