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Vendas do comércio em 2007 têm maior expansão desde 2001, diz IBGE

As vendas no comércio em 2007 tiveram um crescimento de 9,6% (sem ajuste sazonal) na comparação com o ano anterior, informou nesta segunda-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o maior resultado da série histórica iniciada em 2001. Com ajuste sazonal, o crescimento foi de 9,9%.

Em dezembro, as vendas não tiveram variação na comparação com novembro. Já na comparação com dezembro de 2006, o volume de vendas cresceu 9%.

"A nossa percepção é que as pessoas não dependem mais do 13º salário para fazer as compras de Natal. Em função da maior oferta de crédito e do aumento de renda, as pessoas estão antecipando essas compras", afirmou Reinaldo Silva, coordenador da Pesquisa Mensal do Comércio, ao comentar o resultado estável de dezembro.

A receita nominal obtida com as vendas registrou expansão de 11,8% (com ajuste sazonal) no ano passado, comparado a 2006; sem o ajuste, as receitas tiveram crescimento de 14,1%. Em dezembro, o crescimento foi de 0,4% em relação a dezembro de 2006.

Segundo explicou o IBGE em nota, "condições favoráveis de crédito ao consumo, melhoria do rendimento real e do emprego e da queda nos preços, proporcionada pela concorrência dos importados, foram os principais fatores de sustentação do resultado positivo da atividade pelo quarto ano consecutivo".

O principal impacto nas vendas no comércio veio do setor Hipermercados, Supermercados e Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com contribuição de 3,2 pontos percentuais na taxa global; no ano passado, o crescimento foi de 6,4%, na comparação com o ano anterior.

"Esse resultado também está ligado ao aumento da massa salarial e à expansão do crédito, principalmente em relação aos cartões das próprias redes do gênero", explicou Silva.

Ele acrescentou que, mesmo assim, a média de crescimento desse segmento está abaixo do verificado em anos anteriores. Segundo Silva, isso ocorreu por causa do aumento dos preços dos alimentos.

A segunda principal contribuição veio do grupo de Móveis e Eletrodomésticos, que registrou crescimento de 15,4%, frente a 2006. Este segmento foi responsável por 2,3 ponrtos percentuais da taxa global.

O IBGE destacou ainda o desempenho nos setores de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação, com expansão de 29,4%; Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta de 10,7% na comparação com 2006; e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (7,1%, na mesma comparação).

Em 2007, Combustíveis e Lubrificantes tiveram vendas 5,1% maiores do que as verificadas ao longo de 2006.

Fonte: Folha Online

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