Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Bancada feminina elege Lei Maria da Penha como prioridade

A coordenadora da bancada feminina, deputada Sandra Rosado (PSB/RN), reafirmou nesta quarta-feira que uma das prioridades do grupo neste ano é ampliar a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha, que pune com mais rigor a violência doméstica, para todos os estados brasileiros.

Ela lembrou que, até agora, a legislação é aplicada em apenas 17 estados. Sandra Rosado fez a declaração durante café da manhã promovido pela bancada para divulgar a programação do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e a comissão geral que debaterá a Lei Maria da Penha na próxima semana.

Durante o evento, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) afirmou que dois outros pontos merecem destaque na conquista de direitos pelas mulheres nos últimos anos no Brasil: a atuação e a ampliação das delegacias especializadas no atendimento à mulher em todo o País; e as mudanças promovidas pelo novo Código Civil (Lei 10.406/02), que determina, por exemplo, que o poder familiar cabe ao marido e à mulher. Segundo Portugal, a bancada teve participação efetiva nessas mudanças.

Participação na política

No encontro, a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) destacou o trabalho da bancada neste ano para incentivar a participação feminina nas eleições de outubro. Bezerra lembrou que nas eleições municipais de 2004, 75% dos municípios não registraram candidaturas femininas para cargos majoritários e para as câmaras de vereadores.

A deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB/GO) também ressaltou a conjuntura eleitoral e a necessidade de reforço da bancada às iniciativas para fortalecer a representação feminina na política. Já a deputada Rose de Freitas (PMDB/ES) reafirmou o pedido de maior representação no Colégio de Líderes e na Mesa Diretora da Câmara.

Como exemplo positivo de seu partido, o PCdoB, Alice Portugal (BA) citou a decisão de instituir cotas internas para os cargos de direção. "É um avanço para a democracia interna", disse.

Violência

As demais representantes dos partidos que falaram durante o evento destacaram temas como o reforço a políticas de segurança para combater a violência contra as mulheres. "Faltam estratégias de segurança específicas para as mulheres", afirmou Marina Maggessi (PPS/RJ).

A deputada Janete Rocha Pietá (PT/SP) disse que as mulheres ainda são vítimas de outro tipo de violência, a da discriminação salarial, principalmente as afrodescendentes, "resquício dos 120 anos de abolição inconclusa".

As deputadas Nilmar Ruiz (DEM/TO) e Sueli Vidigal (PDT/ES) ressaltaram a atuação da bancada feminina no debate sobre temas igualmente relevantes para a inclusão social das mulheres, como educação, melhoria nas condições de trabalho e ampliação dos direitos sociais, como a licença-maternidade.

Fonte: DIAP

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.