Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Barros Levenhagen discursa na abertura do Seminário Internacional Trabalho Seguro no TST

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Antônio José de Barros Levenhagen, abriu nesta quarta-feira (21) o Seminário Internacional Trabalho Seguro, que está sendo realizado até sexta-feira no TST. No discurso, Levenhagen demonstrou preocupação com a saúde do trabalhador, que para ele "deve ser compreendida de forma dinâmica, em profunda interação com as especificidades do meio ambiente do trabalho". Afirmou que é preciso que seja assegurada a efetividade do direito à saúde no espaço em que o trabalho se materializa.

Sobre os acidentes de trabalho e o elevado número de trabalhadores que deixam seus postos de serviços, o presidente Levenhagen citou dados do Anuário Estatístico da Previdência Social. "Somente no ano de 2013, ocorreram 2.797 mortes vinculadas a infortúnios do trabalho, sendo mais de 500 mil acidentes do trabalho com CAT registradas, dados esses que sequer consideram os acidentes em que não houve a emissão da CAT, os quais totalizam mais de 158 mil ocorrências", relatou. Segundo o documento, se restringirmos esse cenário exclusivamente aos acidentes típicos com máquinas, os dados compilados entre 2011 e 2013 totalizam 221 mil acidentes, em cujo intervalo ocorreram 601 mortes.

O presidente Barros Levenhagen ressaltou também a importância do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro), parceria do Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Composto por um Comitê Gestor Nacional integrado por cinco magistrados, que "conta com a expressiva parceria e envolvimento de todos os Gestores Regionais, sendo dois por Tribunal, que buscam colaborar para a consagração da efetividade do direito à saúde e segurança do trabalhador", o programa teve como slogan da última campanha: "Trabalho Seguro, a prevenção é o melhor caminho".

Barros Levenhagen encerrou seu discurso recitando o poema "O Operário em Construção" de Vinicius de Moraes".

Fonte: TST

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.