Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

BS Colway fecha as portas em Piraquara e anuncia demissão de 700 funcionários

A sede da empresa BS Colway Pneus, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, fecha as portas nesta segunda-feira (17). Setecentos funcionários receberam o aviso-prévio e devem ser desligados da empresa no dia 2 de fevereiro. No início do ano, 500 dos 1,2 mil funcionários já foram demitidos.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda por Francisco Simeão - presidente da BS Colway Pneus durante uma manifestação na fábrica que reuniu cerca de mil pessoas - a maioria funcionários. O prefeito de Piraquara Gabriel Samaha, conhecido como Gabão, e o cartunista Ziraldo (amigo de Simeão), também participaram do protesto.

O fim das atividades na empresa está diretamente ligada à decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a empresa de importar pneus usados da Europa - utilizados na fabricação de pneus remoldados. Desde outubro a empresa está impedida de adquirir carcaças no exterior, por determinação da presidente do órgão, Ellen Gracie. Para ela, esse tipo de comércio vai contra normas brasileiras e é danoso ao meio ambiente.

Entretanto, uma manobra jurídica pode representar uma sobrevida da empresa de mais dois meses. Os advogados da BS Colway vão tentar desbloquear uma carga de carcaças (matéria-prima) que está retida no Porto de Paranaguá, no Litoral do estado. Liberada a carga, disse Simeão, a produção pode ser retomada por mais dois meses - tempo hábil para tentar derrubar a liminar do STF.

Simeão recebeu propostas de cidades do Paraguai, Uruguai e Estados Unidos para transferir a produção de pneus remoldados. Mas diz que não deve fazer isso. "No Brasil tenho a motivação dos programas sociais que atendem a grande parte da população de Piraquara", diz. Esses projetos atendem cerca de 10 mil pessoas, entre beneficiados da Vila da Cidadania, do grupo de escotismo e do Bom Aluno.

A Prefeitura de Piraquara estima que, com o corte de produção da BS Colway, o município deixará de receber cerca de R$ 2 milhões em repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

Fonte: RPC

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.