Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Professores marcham em Curitiba e já falam em greve geral

A expectativa dos professores e funcionários da rede estadual de ensino de serem recebidos por representantes do governo estadual na manhã de ontem, acabou frustrada. Um posicionamento sobre a pauta de reivindicações da categoria  não foi apresentado, o que só fez aumentar a exaltação da categoria em relação ao governo. Cerca de cinco mil educadores vindos de todo o Estado participaram de uma marcha da Praça Santos Andrade até o Palácio da saraucárias, no Centro Cívico, na manhã de ontem. As escolas estaduais ficaram fechadas nas principais cidades do Estado. A categoria que 90% dos servidores aderiu à mobilização.

“Nós fizemos de tudo para alcançar um entendimento com o governo e ainda faremos quantas paralisações forem necessárias. Mas agora eles têm duas alternativas: ou nos concedem o aumento de mais de 30% que nos é de direito, ou é greve”, afirmou José Lemos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato).

A manifestação teve início por volta das 10 da manhã e as ruas do centro da cidade ficaram tomadas pelos manifestantes. Ao chegarem ao Palácio das Araucárias, uma comissão formada por membros da direção estadual do APP-Sindicato tentou ser recebida pelo governador Roberto Requião, que se recusou a dialogar com a categoria e ainda proibiu qualquer secretário de Estado de fazê-lo.

Já no início da tarde, a comissão voltou à assembléia para uma conversa com o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), com o vice-governador Orlando Pessuti e os deputados Alexandre Curi (PMDB) e Péricles de Mello (PT). Na ocasião, nem o vice-governador e nem os demais parlamentares conseguiram firmar uma conversa com a categoria, mas se comprometeram a agendar uma reunião com as duas partes antes da assembléia estadual, marcada para o dia 14 de junho.

“Diante disso, todos os 29 núcleos sindicais da entidade irão realizar assembléias regionais ainda essa semana com o objetivo de organizar a categoria para os pontos a serem discutidos no próximo dia 14”, disse José Lemos. 

Fonte: Bemparana.com.br

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.