Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Nível de empregos: Primeiro quadrimestre foi o melhor desde 1992 no Paraná

Nos quatro primeiros meses de 2008 o Paraná apresentou aceleração no nível de empregos formais, sendo o melhor primeiro quadrimestre desde 1992. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro e abril deste ano foram criados 78.479 novos postos de trabalho. O desempenho foi 4,03% maior que no mesmo período de 2007, quando foram criadas 70 mil novas vagas.

Os dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), nesta sexta-feira (6), mostram que só no mês de abril foram abertos 26.347 postos de trabalho no Paraná. O índice apresentou crescimento de 1,31% em relação ao mês de março. O interior do estado apresentou aumento de 1,58% no nível de emprego e na região metropolitana de Curitiba a alta foi de 0,91%.

O desempenho do Paraná ficou acima do nacional que teve crescimento de 0,99% no número de empregos com carteira assinada. Com o resultado de abril, o número estimado de trabalhadores com carteira assinada no Paraná é de 2,026 milhões.

De acordo com o Dieese, todos os setores de atividade econômica apresentaram aumento do nível de emprego em abril. A indústria de transformação foi a que mais contratou, com destaque para o setor de alimentos, bebidas e álcool, onde foram gerados 6.604 empregos. A agropecuária ficou na segunda posição com 5.079 novos postos. Na seqüência vem o comércio varejista, 4.331 empregos, e construção civil 1.647 empregados contratados.

O setor que mais contratou nos quatro primeiros meses também foi a indústria de alimentos, bebidas e álcool, com a abertura de 15.660 empregos. Em segundo lugar vem a agricultura onde foram criados 9.620 postos de trabalho. Na seqüência aparece o comércio varejista com 6.790 e a construção civil com 6.635 novas vagas. Quando se considera apenas o mês de abril.

Emprego no Sul do país
Dentre os três estados do sul do país, o Paraná apresentou o maior aumento do nível de emprego no mês de abril, com elevação de 1,31%. Rio Grande do Sul ocupou a segunda posição com alta de 0,67% e depois vem Santa Catarina com aumento de 0,51%. Na comparação com os quatro primeiros meses de 2008 a situação se mantém, com Paraná (4,03%) com o melhor desempenho, seguido pelo Rio Grande do Sul (3,61%) e Santa Catarina (3,02%).
Fonte: Gazeta do Povo

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.