23ª EDIÇÃO DA METALFEST MARCA REENCONTRO DA FAMÍLIA METALÚRGICA
Evento ficou marcado também pelo lançamento do livro dos 100 anos do Sindicato
Depois de 2 anos, devido a pandemia, o SMC realizou neste domingo, 1º de maio, dia do trabalhador, a 23ª edição da Metalfest. O tradicional evento promoveu o reencontro da família metalúrgica da Grande Curitiba no Metal Clube de Campo, em São José dos Pinhais, e o lançamento do livro “100 anos de Lutas – Histórias do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba”, que conta a história secular do Sindicato.
Além da costela de fogo de chão, os trabalhadores e suas famílias também aproveitaram dezenas de outras opções de lanches, doces e comidas e bebidas nos food trucks espalhados por toda a MetalFest, além do sorteio de prêmios e show com banda gauchesca que animou a festa e botou todo mundo para dançar!
Prestigiaram a Metalfest diversas autoridades políticas como o ex-governador Roberto Requião (PT), o deputado estadual Requião Filho, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e os vereadores do munícipio, Denilson Grilo, Ailton Fenemê e Abílio Alves, que é presidente da Câmara Municipal de São José.
“É muito bom estar participando dessa festa dos metalúrgicos, mesmo em um momento crítico do país, quando a política neoliberal adotada por esse governo ataca direitos, precariza as condições de trabalho e desmonta a política social do estado brasileiro em nome do capital especulativo”, denunciou Requião.
Lançamento do livro 100 Anos de Lutas
Além do entretenimento, a 23ª edição da Metalfest contou com o lançamento do livro “100 Anos de Lutas - Histórias do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba”, produzido em parceria com o curso de história da Universidade Federal do Paraná(UFPR). Lideranças políticas e sindicais participaram desse momento histórico da entidade.
Para Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais, contando a história do Sindicato, o livro também conta uma boa parte da história de São José. “Nossa cidade é um importante polo automotivo e os metalúrgicos tem grande responsabilidade nisso através da luta por melhores salário, empregos de qualidade e fortalecimento da indústria, o que beneficia o desenvolvimento do munícipio”, relatou a prefeita.
Homenagem aos ex-funcionários
Outro momento emocionante da festa, foi o da homenagem aos ex-funcionários que ajudaram na construção da história do Sindicato. “É um orgulho ter feito parte de uma entidade que é um exemplo na luta em defesa dos trabalhadores”, disse o ex-funcionário, Nilson Markoski. “O Sindicato faz parte da minha história porque. Foi ali que comecei minha vida profissional e é um orgulho estar participando do lançamento desse livro”, relatou o dentista e ex-funcionário do SMC, Eduardo Melh Neto. “O Sindicato é minha vida. Eu sai dele, mas ele não sai de mim”, disse emocionada Diva Silva, funcionária histórica do SMC que se aposentou no Sindicato.
Em breve fotos e mais conteúdos nas nossas mídias sociais!
CONFIRA A FALA DO PRESIDENTE DO SMC, SÉRGIO BUTKA, SOBRE A METALFEST:
Comente esta notícia