Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Campanha Salarial

Imagem

Renault: Metalúrgicos do 1º turno aprovam 72h para empresa apresentar nova proposta de PLR

Na manhã desta terça(03) os metalúrgicos do 1º turno da Renault aprovaram em assembleia liderada pelo SMC na porta de fábrica prazo de 72h para a montadora se reunir com o Sindicato e apresentar nova proposta de PLR (2022/23) junto ao Ministério do Trabalho.

Hoje à tarde o encaminhamento será ratificado com os trabalhadores do 2º turno.  

(O 1º turno corresponde a maioria da linha de produção)

O ajuste reivindicado na nova proposta refere-se principalmente ao atingimento das metas (198 mil veículos ano) já que a empresa alterou as bases do Acordo Coletivo de Trabalho(ACT) firmado em 2020, conquistado após a greve dos 747.

O número de trabalhadores reduziu de cerca de 7 mil(2020) para cerca de 5 mil atualmente e velocidade da linha de produção baixou de 60 p/hora (2020-2 turnos) para 52 p/hora – 27p/hora (2022-1 turno e meio).

Mesmo atingindo os 198 mil automóveis no ano, o valor total projetado da PLR (R$ 15.400,00), está abaixo do esperado, inclusive inferior aos acordos fechados nas autopeças.

“Sabemos que estabelecemos um acordo de 4 anos, mas de 2 em 2 anos a legislação obriga fazer novo acordo”, alertou o presidente do SMC, Sérgio Butka, na porta de fábrica.

Veja a entrevista com Butka, que também fala da data-base.

Caso não haja avanço até esta sexta-feira (6) um greve por tempo indeterminado poderá ser deflagrada.

Situada em São José dos Pinhais, a Renault emprega cerca de 5 mil trabalhadores que produzem os modelos Duster, Captour, Kwid, Sandero, Logan, Oroch e Master. A unidade brasileira ainda conta com uma fábrica de motores.

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.