Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Veja como foi a Roda de Conversa: A Igualdade de Gênero e a Diversidade Étnico e Racial e as Ações Afirmativas contra as Discriminações

A diversidade se faz presente na sociedade e são muitos os grupos que a compõem, com diferentes crenças, culturas, valores, gêneros, etnias, origem, etc. Contudo, ao longo da história, muitos desses grupos sofreram opressões e por muito tempo foram excluídos e/ou não tiveram os seus direitos fundamentais reconhecidos.

Foi sobre isso a reflexão proposta no último dia 3 de junho durante a Roda de Conversa: A Igualdade de Gênero e a Diversidade Étnico e Racial e as Ações Afirmativas contra as Discriminações.

Participaram da Roda como palestrantes:

  • Juliana Chagas da Silva Mittelbach: Enfermeira, Especialista em Gestão Pública, Mestre em Saúde Coletiva, Doutoranda na EBSP-FIOCRUZ, Vice-Presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial
  • Luciana Peruzzo, Graduada em Ciências Sociais pela UFPR, Coordenadora Técnica da FUNAI em Curitiba, Paraná.
  • Jovina Renhgá (Kaingang da Aldeia Urbana Kakane Porã Curitiba):  Vice -Presidente do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas CONAMI ; Coordenadora da Casa de Passagem Indígena e Cultura Membro da Assoc. Entidades de Mulheres do Paraná. Co-Autora do Livro: Casa de Passagem

Com falas cheias de propriedade e conteúdo, as palestrantes trouxeram à tona experiências vividas e outras informações e fatos importantes para essa grande luta que é acima de tudo, por respeito!

A Roda de Conversa também foi transmitida na Metal TV no Youtube e no Facebook do Sindicato.

Confira o evento na íntegra clicando AQUI

 

Casa de Passagem precisa de doações

 

A Casa de Passagem acolhe mulheres indígenas que passam por Curitiba para vender seus artesanatos em busca de um sustento para suas famílias e passa por situação de necessidade precisando de doações de todos os tipos de alimentos, produtos de higiene, móveis, materiais de limpeza, roupas, toalhas, utensílios domésticos entre outros.

Muitas famílias indígenas estavam sendo obrigadas a dormir nas ruas de Curitiba desde março de 2020, quando a Casa de Passagem Indígena foi fechada devido à pandemia. Essa situação se agravou e levou dezenas de indígenas a acamparem ao lado da sede da prefeitura, em dezembro de 2021, como forma de protesto.

Após intensa mobilização e pressão da população indígena, apoiada por movimentos populares e entidades, a Prefeitura de Curitiba disponibilizou um imóvel temporário aos indígenas que estão de passagem pela capital do Paraná.

A Casa de Passagem fica na rua Rockfeller, número 1177

 

Roda de Conversa:

A Roda de Conversa é promovida pela Secretaria de Gênero e da Mulher da Força Sindical do Paraná e tem como objetivo trazer à luz de forma simples debates e reflexões, assim como a busca de possíveis soluções para importantes questões da sociedade em que vivemos.  

Fique por dentro das atividades e programação no www.simec.com.br

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.