Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Roda de Conversa

Imagem

Violência obstétrica é debatida na Roda de Conversa

Sempre abordando assuntos pertinentes a luta das mulheres por mais igualdade no mercado de trabalho, na sociedade e por mais respeito, a Roda de Conversa (Secretaria de Gênero e da Mulher da Força-PR) realizada nesta quinta (15) trouxe o debate sobre a “Violência obstétrica”.

A explanação do tema é de fundamental importância pois atinge diretamente as mulheres e pode ocorrer durante a gestação, parto e pós-parto (saiba mais no texto abaixo).

Com o objetivo de trazer um debate com qualidade, a Roda de Conversa contou com a participação da advogada criminalista, *Bárbara Mostachio Ferrassioli, da *doula, educadora perinatal e consultora em amamentação Amanda Guy e da personal trainer, Evelyn Cristina, que foi vítima da Violência obstétrica.

Veja como foi o debate no vídeo abaixo da matéria.

Violência obstétrica, o que é?

É o desrespeito à mulher, à sua autonomia, ao seu corpo e aos seus processos reprodutivos, podendo manifestar-se por meio de violência verbal, física ou sexual e pela adoção de intervenções e procedimentos desnecessários e/ou sem evidências científicas. Afeta negativamente a qualidade de vida das mulheres, ocasionando abalos emocionais, traumas, depressão, dificuldades na vida sexual, entre outros. 

 

Procedimentos desnecessários ou não autorizados pela gestante se encaixam no quadro de violência obstétrica. A paciente não pode ser desrespeitada ou não informada sobre quaisquer procedimentos. A violência obstétrica está relacionada não apenas ao trabalho de profissionais de saúde, mas também a falhas estruturais de clínicas, hospitais e do sistema de saúde como um todo.

 

(*Doula: doula é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos.)

  • Bárbara Mostachio Ferrassioli: Advogada criminalista (OAB-PR 63.446), especialista em Direito Penal e Processual Penal; especialista em Ministério Público e Estado Democrático. Coordenadora Adjunta do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais no Paraná (IBCCRIM-PR).  Membra das Comissões: da Advocacia Criminal; da Defesa das Prerrogativas Profissionais e das Mulheres Advogadas, da OAB-PR.
  • Amanda Guy: Doula, Educadora Perinatal e Consultora em Amamentação. Diretora Geral da Clínica Otávio Giannini
  • Evelin Cristina: Personal trainer vítima de violência obstétrica.

Veja o vídeo:

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.