DIA INTERNACIONAL DA MULHER É MARCADO PELA CRIAÇÃO DO CONSELHO DOS DIREITOS DA MULHER DO SMC
Em celebração a data o Sindicato transmite hoje(8), das 11h às 15h, o SMC News especial Dia Internacional da Mulher, pelo facebook.com/metalurgicosdecuritiba e youtube.com/metaltvsmc.
Nesta sexta-feira (8), celebra-se o Dia Internacional da Mulher, data comemorativa destinada a destacar a importância da luta política e dos direitos conquistados pelas mulheres ao longo da história.
A ideia para o dia foi proposta pela primeira vez em 26 de agosto de 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague. Na ocasião, a líder política marxista Clara Zetkin sugeriu a criação de uma celebração anual para exaltar os direitos das mulheres trabalhadoras. Contudo, não foi fixada uma data específica.
Em 1975, a Organização as Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como Dia Internacional das Mulheres.
A data escolhida para a celebração foi 8 de março porque nesse dia, em 1917, 90 mil trabalhadoras russas ocuparam as ruas em manifestações destinadas a protestar contra a fome, reivindicar melhores condições de trabalho e denunciar o czarismo, regime autoritário vigente na Rússia daquela época.
Um fato normalmente relacionado à criação do dia foi um incêndio ocorrido, em 1911, numa fábrica de tecidos em Nova York que vitimou 125 mulheres.
Essa tragédia escancarou as péssimas condições de trabalho das tecelãs, gerando diversos protestos e chamando a atenção pública para a questão.
O SMC reconhece e apoia a luta em defesa de melhores condições de trabalho e de vida para as mulheres. Nessa luta, são bandeiras fortes do sindicato a equidade salarial, a igualdade de oportunidades e a importância de que mulheres ocupem cargos de relevância nas empresas e instituições.
É por isso que o SMC, ao lado da força sindical, pretende criar, neste 8 de março, o Conselho dos Direitos da Mulher. O objetivo será debater e formular propostas para eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país.
Comente esta notícia