Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Campanha Salarial 2021

Imagem

Campanha Salarial 2021: Centenas de metalúrgicos mobilizam pela data-base nesta sexta-feira(10)

Aqui é luta! A Campanha Salarial 2021 no setor de máquinas da Grande Curitiba continua a todo vapor! Na manhã desta sexta-feira (10) centenas de metalúrgicos da região da Cidade Industrial de Curitiba(CIC) demonstraram na porta de fábrica que não estão para brincadeira.  

Em assembleias lideradas pelo SMC, trabalhadores da Indumec, Trützchler e Oregon Tool decidiram protestar por 2h dando recado as empresas para que abram canal de negociação do acordo de data-base com os dirigentes sindicais. Devido a falta de retorno das direções de cada fábrica, os trabalhadores decidiram voltar para casa e retornar para nova assembleia na próxima segunda-feira(13).

A linha adotada nessas empresas, que há dois anos não fecham a Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato reflete o impacto tanto no bolso do metalúrgico quanto nas condições de trabalho. Entre as questões levantadas pelos trabalhadores estão vale-mercado baixo e também a cobrança sobre equipamentos de proteção.

Em contrapartida o SMC já apresentou para trabalhadores do setor a pauta de reivindicações aprovada no dia 2 de agosto, que engloba entre outros itens: aumento real conforme previsão do PIB para 2021(2%), reajuste salarial sem teto, parâmetro para todas as faixas salariais, vale-mercado, vale-refeição, PLR, vale combustível e ajuda no home-office. 

Omeco

Os trabalhadores da Omeco, localizada também na CIC, entram no 16º dia corrido de greve na luta pelo acordo de data-base. Apesar de toda a pressão na porta de fábrica com a presença da Policia Militar os metalúrgicos continuam de cabeça erguida e mobilizados.  O SMC está em tratativas com a direção da empresa para chegar a um consenso e negociar uma proposta. Em breve mais informações.  

Bom momento

Essas dificuldades contrastam com o bom momento do setor de máquinas no país. Segundo a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) o setor está em alta. De janeiro a julho, o crescimento foi de 22,3% sobre igual período do ano passado, no consumo interno. Já em relação às exportações, o saldo comercial do setor fechou julho com um aumento de 1,8% sobre junho, 49,7% de alta sobre julho de 2020 e acumula no ano alta de 11%.

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.