Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

FORTALECER E RECONHECER A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE

Sérgio Butka - Presidente

Celebramos mais uma vez o mês da mulher. A data de 8 de março é simbólica pois nos lembra a necessidade de mantermos a luta para que a mulher tenha mais espaço não somente no debate político, mas também em todas as instâncias da sociedade. Lembrar desta data não é pouca coisa. Ela não remete somente ao terrível assassinato de um grupo de trabalhadoras  que lutavam para exigir condições salariais e de trabalho dignos, mas também a série de lutas e sacrifícios empreendidos principalmente no século passado para que a mulher tivesse  direito ao voto, a frequentar os bancos escolares, a ocupar os mesmos cargos e a ganhar os mesmos salários que os homens, a  poder também participar do debate político e mais uma série de direitos que fortaleceram  a participação democrática e cidadã das mulheres. 

Essa luta continua e está bem viva, principalmente, nesse 2022 que é um ano decisivo para o Brasil. Hoje, as mulheres são a maioria em número de eleitores brasileiros aptos a votar, ou seja, elas são o peso na balança que vai determinar nosso futuro.  Por isso, quanto maior a participação da mulher dentro da sociedade, maior é a chance de conquistarmos mais avanços que  reforcem  a democracia e a luta por justiça social e mais oportunidades para todos no Brasil. A luta das mulheres por valorização também é a nossa luta. Não é a toa que temos um Departamento da Mulher Metalúrgica dentro do Sindicato para debater as questões de gênero e lutar por melhores condições. Você,  mulher metalúrgica, é convidada a vir integrar o departamento. Venha, traga suas ideias e faça parte da história das lutas das mulheres. Enfim, parabéns a todas pelo seu dia. Valorizemos cada vez mais cada conquista alcançada com muito esforço e suor.

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.