TRABALHADORES UNIDOS NA LUTA PELA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
Na base da luta, já começam a ser conquistados os primeiros acordos da campanha salarial 2024 do Sindicato. São acordos que contemplam aumento real, valorização do vale mercado e da PLR, melhores condições de trabalho e outras demandas próprias de cada empresa e que comprovam que a estratégia de fortalecimento da negociação coletiva estipulada pelo SMC é acertada e tem garantido a valorização do trabalhador. Não à toa os acordos fechados pelos metalúrgicos da Grande Curitiba são referência nacional para as lutas de várias categorias Brasil afora.
É assim, através da negociação séria, com um diálogo franco e aberto, que construímos acordos que valorizam o trabalhador e fortalecem a competitividade das empresas. Quando o patronal entender que a negociação e a valorização da mão de obra é o caminho mais curto para uma empresa competitiva e lucrativa a economia do país vai ser mais forte. Infelizmente, ainda temos gestores de empresa com o pensamento ultrapassado do século 19, achando que tudo tem que ser na base do cabresto. Se negam a dialogar, se negam a negociar, preferem apelar para a justiça ou polícia para tentar intimidar os trabalhadores. Situações que trazem prejuízo para a própria empresa. É um tiro no pé. É a turma do atraso. Pra essa turma só existe um remédio: a mobilização dos trabalhadores.
Mantenhamos a luta, mesmo com essas pedras no caminho. Para quem se une e mobliza, o acordo sempre vem. É fato. É que nos mostra a experiência construída aos longo desses 104 anos do SMC. Mantenhamos a mesma pegada.