Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Discurso papal está alinhado aos dos trabalhadores

Sérgio Butka - Presidente
Os discursos feitos pelo Papa Francisco em sua visita ao Brasil vem ao encontro dos mesmos discursos feitos todos os dias pelos Sindicatos dos trabalhadores brasileiros. Isso mostra que o pensamento da Igreja está alinhado ao dos trabalhadores. Assim como o Santo Padre teve a coragem de denunciar a exclusão social a que são submetidos os idosos e os jovens, vítimas do desemprego e de uma mentalidade materialista que não leva em conta a dignidade humana, também as organizações trabalhistas não se cansam de denunciar que já passou da hora de os governantes mudarem os rumos das políticas econômicas, que hoje só privilegiam o lucro, banqueiros e o grande capital em detrimento da pessoa do trabalhador e da população. Foi essa postura que causou a Crise Mundial e tem atrasado o desenvolvimento dos países. 

O Brasil é um grande exemplo de como o descaso governamental tem impedido o país de rumar a uma ordem que coloca o ser humano no centro das preocupações, como pede o Santo Padre. A pauta trabalhista está parada nas mãos do governo. Os projetos que beneficiam a classe trabalhadora, como a redução da jornada e o fim do fator previdenciário, continuam engavetados no Congresso Nacional.

Sabemos que essa situação só vai mudar se o trabalhador e a trabalhadora forem pra rua pressionar e protestar. É por isso que as Centrais estão novamente convocando uma greve geral para o próximo dia 30, caso o governo não se mova em relação às reivindicações dos trabalhadores.

Vamos colocar em marcha a mensagem deixada pelo Papa no seu discurso para os moradores da favela da Varginha, no Rio de Janeiro: “Não se cansem de lutar por um mundo mais justo e solidário”. Essa é a verdadeira missão de cada um de nós, seres humanos. Então, vamos seguir na luta, companheirada!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.