Portal do SMC - Acesse aqui

Fique Ligado

Em lapso, Aécio Neves diz que deixa cargo no início de 2010

Potencial candidato à Presidência da República, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse nesta quarta-feira em entrevista que deixará o governo de Minas "no início de 2010". A frase gerou especulações, o que levou sua assessoria a negar que o sentido dela tenha sido o de que Aécio desincompatibilizará antes do término do seu atual mandato, em 31 de dezembro de 2010.

Aécio falava sobre o projeto Circuito Cultural da Praça da Liberdade quando afirmou: "Quero, antes de deixar o governo de Minas Gerais, no início de 2010, deixar todas as intervenções na praça da Liberdade prontas, inauguradas e abertas ao público".

A assessoria de Aécio disse que a questão é de "interpretação" que pode ser dada dependendo da posição da "vírgula" --segundo a assessoria, "no início de 2010" pode se referir a quando Aécio deixará o governo ou a quando ele deixará as obras prontas.

Na transcrição da fala do governador divulgada pelo Palácio da Liberdade, sua assessoria escreveu: "deixar o governo de Minas no início de 2010, deixar...". Mais tarde corrigiu para: "deixar o governo de Minas, no início de 2010, deixar...". Segundo a assessoria, é na posição da vírgula depois de "governo de Minas" que estaria a origem da confusão.

À noite, quando se encontrava com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), Aécio foi questionado sobre quando deixará o governo de Minas. Ele disse então que poderá deixar o governo no final de março de 2010 se for concorrer a algum cargo eletivo --mas não deu certeza.

"Quando disse no início de 2010... Se eu não me aposentar [...] e vier a disputar qualquer cargo, seja de deputado, senador, qualquer um que seja, eu devo me desincompatibilizar em março. Mas [...], se eu resolver me aposentar, aí não saio no começo do ano", disse ele.

Indagado se poderia ser também candidato à Presidência da República, respondeu: "É você que está dizendo".

Desde que foi reeleito no ano passado para mais um mandato no governo mineiro, os rumores no meio político mineiro é que Aécio deixará o governo de Minas em março de 2010 para ser candidato a presidente da República ou, se não se viabilizar como candidato, para concorrer a uma vaga ao Senado.

Ele disse que "eventualmente pode disputar uma outra eleição", mas que 2010 "está muito distante".

Fonte: Folha Online

Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.